Raimundo Wilson Ulisses Sampaio, conhecido Palito, 69 anos
Foto: Marcos Sandes/Ascom prefeitura

Raimundo Wilson Ulisses Sampaio, conhecido Palito, 69 anos, é o novo secretário de Governo da Prefeitura de Araguaína. Ele substituiu Edmones Galdino (Xeroso), que pediu exoneração para disputar as eleições municipais.

Polêmica

Até então, Palito era conselheiro político do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos) e  defensor da pré-candidatura de Wagner Rodrigues (SD) à prefeitura de Araguaína.  Inclusive, em fevereiro deste ano, se envolveu numa polêmica com o outro pré-candidato do grupo, o ex-presidente da Câmara e vereador Marcus Marcelo (PL).

Em discurso na Câmara, sem mencionar o nome, Marcus fez duras críticas a Palito e usou termos como “pseudo líder”, ultrapassado e desrespeitoso. Em resposta, Palito chamou Marcus de ingrato e garantiu que não será candidato a nada no PL.

Se você não sair do PL [de Vicentinho] e não for para o partido de Ronaldo Dimas [Podemos], pode ter certeza que você não é candidato a vice, nem a vereador e nem prefeito em Araguaína, pelo grupo do prefeito Ronaldo Dimas. Isso eu ouvi da boca dele [Dimas]. Assegurou Palito na época.

 Nomeação

A nomeação está no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 8, junto também com a exoneração como vice-presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Seu trabalho continua o de buscar o aumento de relacionamento com a Assembleia Legislativa do Tocantins (Alesto), Governo do Estado e com empresários para atrair mais investimentos para o Município.

“Eu já estava respondendo pela Secretaria de Governo, trabalho mais politicamente pois tenho relacionamento com todos do Governo do Estado, todos os partidos. Isso é importante para trazer boas parcerias para o Município, o que se traduz em mais investimentos”, afirmou Raimundo Palito.

Perfil

Natural de Exu, cidade do Pernambuco, Raimundo veio para Tocantins em 1981. É dentista formado na Faculdade de Direito e Odontologia de Caruaru, em 1968, e servidor efetivo do Estado.

No Poder Legislativo, Raimundo foi vereador por quatro vezes consecutivas na Câmara de Araguaína (1993-1996, 1997-2000, 2001-2004 e 2005-2008), sendo presidente da mesa diretora em todos os mandatos. Também foi eleito duas vezes deputado estadual (2007-2010 e 2011-2015).

No Executivo, Palito foi secretário municipal da Saúde (1994) e secretário estadual do Trabalho e Ação Social (2014).