Estudantes tocantinenses participam dos Jogos Estudantis Paraesportivos do Tocantins (Parajets), que são realizados pela primeira vez no estado, paralelamente à programação da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). As provas são realizadas pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e contam com o apoio dos professores de escolas públicas e das APAEs, que auxiliam os alunos em todos os aspectos durante os Jogos.

Marcos Vinícius Pereira Araújo, 17 anos, é uma dos alunos atletas inscritos na competição. Estudante da 5ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Valdir Lins, em Gurupi, ele encontra no esporte a alegria de viver. “O esporte é a parte boa. O mundo do esporte traz felicidades”, afirmou.

O estudante Felipe Barbosa Pereira, 17 anos, participa dos Jogos pela primeira vez. No 2º ano do ensino médio, o aluno do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, também em Gurupi, disputa uma boa classificação na categoria arremesso de peso. “Estou feliz em participar, o esporte trabalha o corpo e a mente e, com isso, sentimos mais alegres”, disse.

Para a técnica de Desporto Educacional da Seduc, coordenadora do Parajets, Soraia Tomaz, durante os jogos é possível observar a capacidade de cada aluno. “É um trabalho que traz aprendizagens diariamente, sobre a capacidade do ser humano, não se olha as deficiências e as limitações”, frisou.