João Saci irá ministrar palestra aos estudantes da rede estadual do Tocantins.
Foto: Antonio Gonçalves / Gov. TO

Exemplo de superação e força de vontade, o paratleta João Carlos Costa, conhecido como João Saci, irá ministrar palestra aos estudantes da rede estadual do Tocantins.

Em Araguaína, a palestra acontece às 14h desta quarta-feira (28), no auditório da Faculdade Católica Dom Orione, com a participação da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

Apaixonado pelo esporte, João precisou superar, aos 17 anos, um tumor que levou à amputação de sua perna esquerda, em 2001. No ano seguinte, o atleta goiano foi campeão brasileiro de Natação, conseguindo índice paraolímpico para os Jogos de Athenas – 2004. 

Após deixar as piscinas, João Saci começou a se dedicar ao crossfit – modalidade de treinamento que envolve diversas modalidades como levantamento de peso, ginástica e atletismo. Para se dedicar ao esporte, no entanto, ele precisou de uma prótese especial que adquiriu por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

João Saci conta sua história de superação no livro Nascido para Vencer – Uma vida de Superações, que também será o tema da palestra do paratleta aos estudantes tocantinenses.