Vários infratores já foram identificados e serão responsabilizados
Foto: Divulgação/SSP-TO
A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), através da 3ª Delegacia de Repressão a Crimes de Menor Potencial Ofensivo (DEIMPO - Araguaína), iniciou um mapeamento intensivo para identificar infratores na região de chácaras próximas à Jacuba e setores adjacentes. A ação visa combater infrações penais de perturbação da paz e sossego público, motivada por frequentes reclamações dos moradores locais.
 
Sob a coordenação do delegado Fernando Rizério Jayme, as operações têm ocorrido principalmente durante a madrugada, horários indicados pelas investigações, e já resultaram na identificação de dezenas de suspeitos. As equipes utilizaram técnicas de monitoramento, como a análise de emissões sonoras, mapeamento de estradas e catalogação de propriedades, além de registros fotográficos e gravações em vídeo.
 
Diversos infratores foram notificados e intimados, e algumas aparelhagens sonoras foram apreendidas. Veículos foram monitorados para verificar embriaguez ao volante, e aqueles que desobedeceram ordens de cessação dos abusos sonoros foram autuados por crime de desobediência.
 
"Em quase todos os locais identificados, eram utilizados som automotivo ou caixas amplificadas, muitas vezes acopladas em carretinhas. Alguns infratores ligavam os carros entre 2h e 6h30 para escapar da fiscalização," explicou o delegado Rizério. Ele acrescentou que tanto proprietários de chácaras quanto donos de carros de som e organizadores de festas serão processados criminalmente.
 
No último final de semana, a 3ª DEIMPO intensificou as ações. No sábado, dia 13, uma festa clandestina no setor Jardim Belo foi descoberta, onde o som automotivo foi utilizado até o amanhecer, perturbando dois setores inteiros. No domingo, dia 14, uma aparelhagem de som automotivo foi usada em um clube durante uma festa, novamente causando grande incômodo aos moradores vizinhos. Todos os envolvidos serão identificados, notificados e processados criminalmente.
 
O delegado Rizério destacou a importância do registro de Boletins de Ocorrência para ajudar no levantamento e planejamento de ações: "Orientamos as vítimas a ingressarem com ações de indenização contra os infratores, tanto como forma de reparação do dano causado quanto para efeito pedagógico."
 
As operações continuarão, com a Polícia Civil utilizando drones de alta capacidade para acessar e identificar locais de difícil localização, assegurando que novos incidentes sejam prontamente abordados.