Fernando Almeida

Funcionários da limpeza pública de Araguaína entraram novamente em greve no último sábado, 07. Enquanto isso, a prefeitura faz a coleta no centro, e nos bairros, a população tem que recolher o próprio lixo. 

Imagens gravadas na manhã desta segunda-feira, 09, e divulgadas no perfil do advogado Paulo Roberto, mostram moradores pegando o lixo e colocando num carro para fazer o descarte. No áudio, uma pessoa reclama “É brincadeira. Vocês estão vendo aqui? Carregando lixo aqui do Ronaldo Dimas.” Nas ruas da cidade o lixo começa acumular também.

Esta é a terceira vez na gestão Dimas que os garis entram em greve por falta de pagamento. A primeira greve foi deflagrada em setembro de 2014. Na época a empresa Litucera, responsável pela coleta do lixo, estava sem receber da prefeitura de Araguaína e não pagou os salários dos funcionários. A dívida se arrastava há sete meses e chegava a casa dos 5,3 milhões de reais.

A segunda greve foi deflagrada no dia 8 de dezembro, também por atraso nos salários.  Segundo o portal da transparência do município, na época  débito referente a 2014 era no valor de R$ 2.919.107,80. Enquanto durou a greve dos garis, equipes da própria secretaria da Infraestrutura fizeram a coleta nas principais vias da cidade.

Resposta Prefeitura

Em relação a atual greve, o AN procurou o secretário de Infraestrutura, Simão Moura Fé, e ele explicou que o salário dos funcionários é feito pela empresa, o atraso é de quatro dias e não entende o motivo da paralisação. “A prefeitura havia combinado com a diretoria da empresa que faria o pagamento no dia 10. Esse foi o compromisso. No dia 5 paralisaram. Eu não to entendo qual o sentido disso” afirmou. Segundo o secretário, a paralisação é parcial e amanhã (10) será repassado a empresa Litucera a quantia de 1 milhão e 60 mil reais.