Neste primeiro semestre de 2018,  já foram registrados 10 desaparecimentos

Foi realizada na tarde dessa segunda-feira, 2, no Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas, uma coletiva de imprensa pela Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, que apresentou o plano de policiamento e a campanha Temporada de Praias 2018, iniciada no dia 29 de junho e que segue até o dia 30 de julho. A corporação irá disponibilizar cerca de 150 militares para o reforço da segurança em mais de 50 praias do Estado.

As praias do Tocantins recebem visita de turistas de outros estados e da própria população, que costuma deslocar-se entre os municípios, com o intuito de aproveitar as belezas naturais, principalmente dos rios Araguaia e Tocantins. Desta forma, visando coibir práticas de crimes comuns e ambientais, acidentes de trânsito, furtos e roubos, bem como garantir a segurança e o bem-estar das pessoas, a Polícia militar reforça o efetivo nas localidades com programação oficial divulgada pelas Prefeituras.

Segundo o chefe de Estado Maior da PM, coronel Marcelo Falcão Soares, "nesse período, o Estado do Tocantins recebe milhares de turistas que visitam nossas principais praias, então a PM envia todos os esforços no sentido de alcançar dois desafios: primeiro, manter o policiamento ordinário nas cidades, não deixar que esse policiamento seja afetado; e, segundo, para manter a segurança nas praias. A Polícia Militar trabalha de forma preventiva e quando necessário, de forma repressiva", destacou o coronel Falcão.

Desaparecimentos

De acordo com dados registrados pela PM, apenas no segundo semestre de 2017, 11 pessoas adultas e sete menores desapareceram no Estado. Neste primeiro semestre de 2018, antes mesmo de iniciar a temporada de praias, já foram registrados 10 desaparecimentos, sendo que destes, cinco tratam-se de crianças. Outro dado levantado é que já foram atendidos quatro casos de afogamentos seguidos de morte.

A PM informa que, apesar da natureza de afogamento ser considerada atividade típica do Corpo de Bombeiros, esse apoio é prestado pela corporação quando é acionada primeiro, ou, quando não há unidade dos Bombeiros na região.

Primeira etapa da Campanha Temporada de Praias 2018

A PM tem como principal papel desenvolver atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo, com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais. A PM já cumpre esse papel preventivo, com campanhas, blitze e outros, em todos os anos, que são intensificados em períodos sazonais, como as temporadas de praias.

Em 2018, devido ao alarmante número de desaparecimentos, mortes por afogamentos, acidentes e crimes ambientais, antes mesmo do início das férias, a PM abordou o assunto de forma mais impactante e reflexiva com a sociedade em geral, por meio de uma ocorrência simulada, em uma praia da Capital. O principal objetivo é alertar o cidadão sobre a importância de se tomar pequenos cuidados que podem evitar danos irreparáveis. Foram elaboradas, como continuidade à campanha, várias dicas de segurança, que serão divulgadas por meio de material impresso.

Dicas de Segurança

A Polícia Militar aponta alguns cuidados que as pessoas devem tomar para garantir a segurança de seu patrimônio e sua integridade física, em casa e em viagem.

Em Casa:

--Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas;

--Não divulgue sua viagem nas redes sociais. Deixe pra contar [postar fotos] quando já estiver de volta;

--Deixe seus contatos com um vizinho de segurança e informe sobre a viagem;

--Só deixe a chave de sua casa com pessoas de sua absoluta confiança e deixe o telefone dessa pessoa com o vizinho, para caso de alguma emergência;

--Se você mora em condomínio, informe ao síndico quem está autorizado a entrar em seu apartamento ou casa;

--Peça para alguém de confiança recolher a correspondência e visitar o imóvel de vez em quando;

--Não deixe luzes acesas, pois, durante o dia, elas significam a ausência de pessoas;

--Não deixe em casa dinheiro ou objetos de valor como joias, prefira bancos ou empresas privadas.

Na estrada:

--Antes de viajar, faça uma revisão no seu veículo e verifique os equipamentos de segurança, como extintor de incêndio, macaco, estepe, setas, luz de freios, faróis, para-brisas;

--Certifique-se que a documentação do veículo e do condutor estejam em dia;

--Não utilize bebidas alcoólicas durante a viagem;

--Respeite os limites de velocidade;

--Mantenha a distância segura entre veículos e evite acidentes;

--Na dúvida, deixe a ultrapassagem para depois;

--No veículo, evite distrações;

--Ao dirigir na estrada, respeite seus limites;

--Acomode as crianças nos assentos especiais, conforme a idade.

Na praia:

--Não leve grandes quantidades de dinheiro, sempre que possível opte pelo uso de cartões;

--Não informe a senha do cartão a estranhos;

--Evite portar objetos de valor, como joias, câmeras, celulares ou tablets;

--Estacione seu veículo em locais devidamente identificados e não deixe objetos de valor em seu interior;

--Identifique as crianças e oriente para que procurem um policial militar ou bombeiro, caso necessário. Fique de olho nos pequenos;

--Evite brigas, hostilidade e confusões com as pessoas;

--Em caso de brigas ou tumultos, afaste-se do local;

--Não reaja a roubos, deixe isso com a PM. Sempre haverá um policial militar perto de você.