Árvores na calçada da Escola Estadual Modelo tiveram a copa totalmente cortada.
Foto: Divulgação

As árvores que davam sombra a calçada da Escola Estadual Modelo em Araguaína receberam uma poda radical.  Os pés de Ipês, que ficavam floridos, foram plantados pela prefeitura para arborizar as ruas da cidade. As árvores também davam sombra um ponto de moto-táxi. 

Fotos com a copa das árvores cortadas, deixando apenas o caule,  começaram circular na manhã desta segunda-feira (7) e a informação era de que a poda teria sido feita pela prefeitura de Araguaína.

A princípio, a notícia gerou repercussão negativa e reações dos araguainenses, que recentemente comemoraram o desvio de um asfalto para salvar um pé de pequi.

-Eu fiquei indignada, muito radical a poda. Poderia ter sido uma poda bonita. Uma poda ornamental, mas que mantivesse as folhas, a copa da árvore. Tem até uns lugares no Brasil [que] o Ipê é proibido ser cortado.  Criticou uma leitora do AN.

Já a prefeitura divulgou nota informando que não fez e nem autorizou a poda das árvores.  Inclusive citou que enviou fiscais do Meio Ambiente para averiguar a situação.  A nota da prefeitura também diz que foi a gestão da Escola que fez o corte da copa das árvores.

Nota da prefeitura

A Prefeitura de Araguaína informa que não autorizou a poda das árvore no local e que enviou uma equipe de fiscais do Meio Ambiente para avaliar a situação, constatando que houve uma poda irregular, realizada pela administração da Escola Estadual Modelo.

Informa ainda que a poda ou corte de árvores em vias públicas sem autorização dos órgãos competentes é considerada infração ambiental e passível de multa. O caso está sendo analisado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, que tomará as providências cabíveis.

Nota da Seduc 

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que a poda das árvores se fez necessária, pois seu crescimento estava colocando em risco a rede elétrica da unidade de ensino. A direção da escola reitera que as árvores não foram retiradas.

Todos os esclarecimentos sobre a ação serão prestados em reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município de Araguaína.