
No último dia 23 de abril, foi realizado o I Encontro Regional em Saúde do Trabalhador, promovido pelo Centro Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Araguaína. O evento, que ocorreu no auditório do Fórum Trabalhista de Araguaína, reuniu representantes de saúde do trabalhador e vigilância sanitária dos 17 municípios atendidos pela regional, com o objetivo de capacitar as equipes e colaborar com as ações de prevenção de acidentes e promoção da saúde nos ambientes laborais.
"Estamos aqui capacitando diversos municípios para que possam atuar diretamente em suas localidades, especialmente na prevenção de acidentes e agravamentos de saúde relacionados ao trabalho. O CEREST tem uma equipe totalmente empenhada, totalmente voltada à saúde do trabalhador, com foco no acompanhamento de cada acidente e cada serviço prestado para a saúde deles”, destaca Ana Paula Abadia, secretária municipal da Saúde.
Programação e atividades do Encontro
A programação incluiu ações educativas de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), um conjunto de ações contínuas e sistemáticas que visam à proteção e promoção da saúde dos trabalhadores, essencial para os registros de Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT). Além disso, o aplicativo VIG SAT foi apresentado aos profissionais de vigilância. Ele facilita a análise e o registro dos incidentes, além de melhorar o acompanhamento das condições de saúde nos locais de trabalho.
Após a introdução ao VISAT, os participantes se aprofundaram na investigação de acidentes de trabalho, com destaque para casos envolvendo menores de idade e fatalidades, além dos protocolos necessários para garantir investigações precisas e eficazes.
A tarde contou com uma troca de experiências práticas, onde municípios compartilharam como o sistema tem sido utilizado para melhorar a segurança dos trabalhadores.
"Para que esse encontro acontecesse, foi elaborado um projeto em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, e realizar essa ação para nós, do CEREST, é de grande satisfação. A importância de tudo isso é mostrar para os municípios da nossa abrangência como eles devem agir, como devem fazer a vigilância nos ambientes e processos de trabalho. Organizamos ações dentro de diversas empresas aqui em Araguaína, incluindo as de pequeno porte, como serralherias e lava-jatos, abordando o cuidado com os equipamentos de segurança e a forma correta de trabalhar para evitar acidentes durante o trabalho", ressalta Lilaléa Farias, diretora do CEREST Regional de Araguaína.
Kits para vigilância e capacitação
Para garantir maior eficácia nas ações de vigilância, os municípios participantes do encontro receberam kits com materiais essenciais, como um tablet para registrar as vigilâncias, botas de segurança, camisas de proteção de manga longa e cartões de memória para armazenar os dados coletados. Esses kits visam proporcionar mais segurança e praticidade para os profissionais no campo.
"Esse evento é muito importante, e nós, de outros municípios, agradecemos imensamente ao CEREST Regional de Araguaína por essa parceria. Em Filadélfia, a saúde do trabalhador não era vista, mas, nos últimos quatro anos, com o apoio do CEREST no município, realizando visitas in loco e orientando sobre como trabalhar, o impacto tem sido muito grande. Além das palestras, também realizamos ações nos ambientes de trabalho e orientamos os trabalhadores sobre a importância de cuidar da saúde", destaca Ana Lúcia Ribeiro, coordenadora da Atenção Básica e Saúde do Trabalhador do município de Filadélfia.