Dia Municipal de Respeito ao Contribuinte foi instituído em 2015 pelo prefeito Ronaldo Dimas
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína realiza nesta sexta-feira, 27, a solenidade de entrega do 3º Prêmio Contribuintes Araguaína, em homenagem ao Dia Municipal do Respeito ao Contribuinte. O evento será às 19 horas, no auditório central do Unitpac, localizado à Avenida Filadélfia, nº 568, Setor Oeste.

O prêmio é um reconhecimento concedido a pessoas físicas e jurídicas, em 14 categorias, que se destacaram pela sua contribuição no desenvolvimento da cidade, por meio da arrecadação municipal.

Categorias

As categorias são: destaque na arrecadação de maior receita do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN);

destaque no ISSQN - Ensino; 

destaque ISSQN - Saúde;

destaque ISSQN - Informática;

contribuintes parceiros do município - Contadores;

contribuintes parceiros do município – Microempreendedores individuais;

destaque ISSQN - Construção; 

destaque ISSQN - Advocacia;

destaque ISSQN - Laboratórios;

destaque ISSQN - Odontologia;

destaque ISSQN - Cooperativa;

destaque de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/pessoa jurídica e pessoa física);

e assiduidade IPTU social.

“É importante prestar essa homenagem, mostrando que o município não se preocupa só em cobrar um tributo que faz parte da obrigação do cidadão, mas tem também o cuidado de agradecer pelo empenho do cidadão”, destacou o secretário municipal da Fazenda, Fabiano de Souza.

Pagamento facilitado

O contribuinte araguainense pode pagar os tributos municipais nos cartões de crédito ou débito. A facilidade serve para todos os impostos, taxas e contribuições municipais, dentre eles o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

O pagamento via boleto continua válido para quem não quiser optar pelo uso do cartão. Optando pelo pagamento no crédito, é possível dividir o valor do tributo em até 48 parcelas, suavizando o impacto dos tributos no orçamento familiar e contribuindo para a redução da inadimplência.

Para aderir ao parcelamento, basta comparecer à Secretaria Municipal da Fazenda, localizada à Rua Ademar Vicente Ferreira, n° 1155, Centro. São aceitos cartões de crédito de várias bandeiras: Visa, Visa Electron, Mastercard, Mastercard Maestro e Elo.

Dia do Respeito ao Contribuinte

A data foi instituída pela Lei Municipal nº 2.978/15, sancionada pelo prefeito Ronaldo Dimas, com o objetivo de promover a reflexão, a conscientização e o esclarecimento sobre os direitos e deveres dos contribuintes, bem como reconhecer publicamente o compromisso da população quanto o exercício da cidadania.

Nos últimos anos, Araguaína teve grande evolução em obras e qualidade de vida da comunidade, graças aos investimentos feitos a partir dos tributos municipais.

São investimentos em drenagem, rede de esgoto e pavimentação de qualidade; o Parque Cimba, que mudou o estilo de vida na cidade; a Via Lago, que é o maior cartão postal da cidade; além da implantação de serviços inéditos, como UTI Pediátrica, marcação de consultas de saúde por telefone, a entrega de bairros planejados com infraestrutura completa de equipamentos públicos, a ampliação em 100% do número de vagas nas escolas e creches municipais, além da climatização de todas as salas de aula.