
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Antônio Andrade, solicitou à Procuradoria da Casa de Leis um parecer jurídico sobre os pedidos de impeachment contra Mauro Carlesse. Até o momento há dois pedidos protocolados na AL, sendo um do deputado Cleiton Pinheiro e outro do deputado oposicionista Júnior Geo.
Em entrevista ao AN, no final da tarde desta segunda-feira, 29, o presidente da AL confirmou a solicitação dos pareceres. “Eu me reuni hoje com a Procuradoria para que possa dar o parecer o mais rápido.” Declarou Andrade.
O presidente da Aleto ainda se disse tranquilo em relação ao tema e vai aguardar o parecer, que não tem previsão de quando deve sair. Também ponderou que não poderia adiantar quais passos serão tomados após a conclusão dos pareceres jurídico.
Andrade ressaltou que quer fazer as coisas “corretas”, pois todo o rito precisa seguir o que a Constituição prevê. Ele lembrou ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) é quem julga a legalidade, em caso de eventuais questionamentos sobre o rito de tramitação do processo. “Estou tranquilo, vou fazer a coisa certa. Quero fazer as coisas certas, corretas.”
Além dos dois pedidos de impeachment protocolados na Aleto, há a solicitação do advogado de Araguaína, Paulo Roberto, que solicitou à OAB -TO que faça um pedido também. Júnior Geo, autor de um dos pedidos de impeachment, também protocolou solicitação de CPI. Este, por sua vez, tem duas assinaturas.