Ismael Alves da Silva, de 26 anos
Foto: AN

O suspeito de assalto Ismael Alves da Silva, de 26 anos, que fugiu do Hospital Regional de Araguaína (HRA) na tarde desta segunda-feira (2), foi recapturado no início da noite.  Ele se encontrava na casa da namorada na rua 7, no Bairro São João.  

Ismael aguardava cirurgia, mas conseguiu escapar pela janela do banheiro e deu sequência à fuga de mototáxi. Logo após a fuga, os agentes penitenciários do Barra da Grota e da Casa de Prisão Provisória, juntamente com os policiais civis e militares conseguiram chegar até o detento. Ele  foi encaminhado para ser ouvido na Delegacia de Plantão e em seguida retornou ao HRA.

O fugitivo foi baleado por um policial militar ao assaltar uma lanchonete localizada no Setor Eldorado, em 6 de agosto deste ano. Ele possui ficha criminal pelos crimes de homicídio, roubo, tráfico, furto e também já fugiu da prisão no estado do Maranhão.

Ismael Alves estava sob escolta de um agente da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) e pediu para ir ao banheiro. O agente ficou do lado de fora e o criminoso aproveitou para fugir pela janela.

Após sair do hospital, Ismael pegou um mototáxi na Rua 13 de Maio, que passa nos fundos do hospital, e não foi mais visto. Ele estava usando roupa do hospital.

Apuração do caso

A Seciju esclareceu que adota protocolos para escolta de reeducandos que são submetidos ao atendimento hospitalar, sendo o Agente de Execução Penal responsável pela realização da escolta.”O servidor deve trajar uniforme oficial e respeitar as normas da administração da unidade hospitalar, sem prejudicar a segurança do local.”

 O agente também deve manter o indivíduo privado de liberdade no seu campo de visão sem afastar-se do posto de trabalho sem prévia notificação, além disso, o reeducando sob vigilância deve permanecer algemado.

 A pasta irá instaurar um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias e responsabilidades do ocorrido.