Além de alunos, festival contou com a participação de convidados de outras instituições.
Foto: Divulgação

Dinamizar o ensino da Língua Inglesa e estimular o interesse dos alunos para a prática da oralidade por meio da música foi a proposta do English Music Festival. O projeto promovido pela equipe de professores de Inglês da Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze de Araguaína já está na 4ª edição e envolveu alunos e convidados de outras instituições.

A culminância do projeto ocorreu na última quinta-feira (24), com competição entre turmas. O festival foi marcado por apresentações de música solo dos alunos que se prepararam para a cantar sozinhos, além de grupos que ensaiaram coreografias.

A etapa de estudos e organização foi desenvolvida ao longo do 3º bimestre pela equipe da área de Linguagens, professores Hamilton Araújo, Aliny Mendes Margarida e Cleudiane Freitas. Eles contaram com o apoio da equipe docente e administrativa da escola.

Equipe organizadora, Profª Cleudiane Freitas, Profº Hamilton Araújo e Profª Drª. Aliny Mendes Equipe organizadora, Profª Cleudiane Freitas, Profº Hamilton Araújo e Profª Drª. Aliny Mendes

A Professora Drª. Aliny Mendes Margarida, da equipe organizadora, contou que no início houve certa resistência, mas percebeu envolvimento dos alunos quando eles começaram a assimilar a língua melhorando a pronúncia do inglês.

Quando eles percebem que conseguem pronunciar a letra da música, cantá-la, e que validamos a sua pronúncia, eles se empolgam e se entregam, apresentando um resultado maravilhoso como foi o festival desse ano”.

Ela destacou ainda que não houve premiação com brindes ou algo do tipo. Mesmo assim, os alunos não se preocuparam e todos participaram.

Já o professor Hamilton, da organização do evento, ressaltou que eventos como esse são fundamentais para validar o inglês que o aluno consegue falar. Uma oportunidade para dar confiança ao aluno para praticar a oralidade por meio da música.

Desde a apresentação do projeto, foi um grande desafio trabalhar a música como objeto de ensino e aprendizagem. Encontramos obstáculo em ensinar a Língua Inglesa porque nossos alunos criam um bloqueio. Mas, ao longo dos ensaios, eles mesmos perceberam que é possível aprender inglês de uma forma divertida e com algo que eles gostam, que é a música. Hoje, cada apresentação foi um show! E isso comprova que eles são capazes de aprender qualquer idioma estudando aqui, na Escola João Guilherme em Araguaína.” Declarou o professor Hamilton.

A aluna Lorenna Priscilla, do 7º ano, comemorou o resultado após dois meses de preparação. “Confesso que eu estava muito nervosa e ansiosa. Teve várias apresentações, uma mais legal que a outra. Depois de muitas, tivemos os resultados. Estava confiante que iríamos ganhar, mas infelizmente não foi dessa vez. No momento fiquei um pouco triste, porém depois fui observar o tanto de coisas legais que passamos neste festival. Tivemos debates, alegrias e estávamos todos juntos no começo até o fim. Foi difícil, todo mundo falando que não íamos conseguir, mas no final deu tudo certo, além de aprender mais o inglês”. Finalizou. 

Alunos da Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze de AraguaínaAlunos da Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze de Araguaína

lunos se preparam ao longo de dois meses para as apresentações. lunos se preparam ao longo de dois meses para as apresentações.

Além de canções, alunos também apresentaram coreografias. Além de canções, alunos também apresentaram coreografias.