Além de alunos, festival contou com a participação de convidados de outras instituições.
Foto: Divulgação

Dinamizar o ensino da Língua Inglesa e estimular o interesse dos alunos para a prática da oralidade por meio da música foi a proposta do English Music Festival. O projeto promovido pela equipe de professores de Inglês da Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze de Araguaína já está na 4ª edição e envolveu alunos e convidados de outras instituições.

A culminância do projeto ocorreu na última quinta-feira (24), com competição entre turmas. O festival foi marcado por apresentações de música solo dos alunos que se prepararam para a cantar sozinhos, além de grupos que ensaiaram coreografias.

A etapa de estudos e organização foi desenvolvida ao longo do 3º bimestre pela equipe da área de Linguagens, professores Hamilton Araújo, Aliny Mendes Margarida e Cleudiane Freitas. Eles contaram com o apoio da equipe docente e administrativa da escola.

Equipe organizadora, Profª Cleudiane Freitas, Profº Hamilton Araújo e Profª Drª. Aliny Mendes

A Professora Drª. Aliny Mendes Margarida, da equipe organizadora, contou que no início houve certa resistência, mas percebeu envolvimento dos alunos quando eles começaram a assimilar a língua melhorando a pronúncia do inglês.

Quando eles percebem que conseguem pronunciar a letra da música, cantá-la, e que validamos a sua pronúncia, eles se empolgam e se entregam, apresentando um resultado maravilhoso como foi o festival desse ano”.

Ela destacou ainda que não houve premiação com brindes ou algo do tipo. Mesmo assim, os alunos não se preocuparam e todos participaram.

Já o professor Hamilton, da organização do evento, ressaltou que eventos como esse são fundamentais para validar o inglês que o aluno consegue falar. Uma oportunidade para dar confiança ao aluno para praticar a oralidade por meio da música.

Desde a apresentação do projeto, foi um grande desafio trabalhar a música como objeto de ensino e aprendizagem. Encontramos obstáculo em ensinar a Língua Inglesa porque nossos alunos criam um bloqueio. Mas, ao longo dos ensaios, eles mesmos perceberam que é possível aprender inglês de uma forma divertida e com algo que eles gostam, que é a música. Hoje, cada apresentação foi um show! E isso comprova que eles são capazes de aprender qualquer idioma estudando aqui, na Escola João Guilherme em Araguaína.” Declarou o professor Hamilton.

A aluna Lorenna Priscilla, do 7º ano, comemorou o resultado após dois meses de preparação. “Confesso que eu estava muito nervosa e ansiosa. Teve várias apresentações, uma mais legal que a outra. Depois de muitas, tivemos os resultados. Estava confiante que iríamos ganhar, mas infelizmente não foi dessa vez. No momento fiquei um pouco triste, porém depois fui observar o tanto de coisas legais que passamos neste festival. Tivemos debates, alegrias e estávamos todos juntos no começo até o fim. Foi difícil, todo mundo falando que não íamos conseguir, mas no final deu tudo certo, além de aprender mais o inglês”. Finalizou. 

Alunos da Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze de Araguaína

lunos se preparam ao longo de dois meses para as apresentações.

Além de canções, alunos também apresentaram coreografias.