À esq. João Vitor estudante de Aurora e Felipe Gama, de Paraíso do Tocantins
Foto: Divulgação

Conhecer um novo país, a sua cultura, o sistema educacional e, ainda, participar de atividades voltadas para o protagonismo juvenil e o empreendedorismo social de forma gratuita, é a oportunidade que dois estudantes da rede estadual de ensino terão no começo do ano que vem. Felipe Alves Gama, do Centro Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar, de Paraíso, e João Vitor Ribeiro Lima, do Colégio Estadual Professora Ranulfa, de Aurora do Tocantins, foram selecionados pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para representar o Tocantins na edição de 18 anos do Programa Jovens Embaixadores.

Neste ano, foram mais de 7 mil candidatos de todo o País inscritos. Após um processo seletivo que incluiu apresentação de documentação, comprovação de pré-requisitos, visita domiciliar e exames escrito e oral, foram selecionados 50 jovens de todo o Brasil para o intercâmbio cultural e educacional, que acontece a partir de janeiro e tem duração de três semanas.

Os estudantes tocantinenses estão animados para vivenciar a experiência. Para João Vitor, essa oportunidade contribui para que o protagonismo cresça na região em que mora. “É um mix de sensações, eu me dediquei por muito tempo para chegar até esse resultado. Foram 3 anos. Eu acredito que muita coisa vai mudar com o Programa. Terei voz mais ativa para ações como o ‘Projeto Gotinhas do Bem’. Quero que mais gente possa ter essa chance de contribuir com o mundo”, apontou.

Já Felipe contou quais são suas expectativas de aprendizado com o Programa. “Nos últimos dois meses tudo girou em torno da seleção. Eu recebi a notícia na escola e todo mundo se animou. Participar desse Programa significa muito para mim, pois é um sonho conhecer outra cultura e novas pessoas. Eu amei cada parte do processo e sei que coisas muito boas me esperam”, ponderou.

Entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2020, eles estarão em Brasília para orientação pré-partida e entrevista de visto de entrada nos EUA. A viagem internacional acontece no dia 10 e o embarque de volta será no dia 29.

Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e é uma iniciativa de responsabilidade da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, implementada em parceria com instituições dos setores público e privado, dentre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e todas as Secretarias Estaduais de Educação. Conta também com o apoio institucional do Canal Futura, do Movimento Todos pela Educação e do grupo Mais Unidos.

O Programa visa beneficiar alunos brasileiros da rede pública que tenham destaque com perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. A ideia é ampliar os horizontes destes jovens, tornando-os exemplos na educação pública e modelos para suas comunidades.