Caio Ferreira da Silva e Vitória Braga de Sousa
Foto: Divulgação

“Terra de rios e cachoeiras, lindas florestas e praias, abraçado com carinho, por Tocantins e Araguaia”. Assim escreveu o estudante Caio Ferreira da Silva, no texto ‘Uma joia no coração do Brasil’, que foi vencedor da categoria Poema no Concurso de Redação ‘Tocantins: 31 anos semeando boas práticas por um mundo melhor!’. O certame foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O primeiro lugar na categoria Poema, do Ensino Fundamental ficou com  Caio Ferreira da Silva – Escola Municipal de Tempo Integral Willian Castelo Branco Martins, de Araguaína.  A orientação foi de  Thaisa de Lima Felizardo. O  2º lugar  na categoria Narrativa-ensino fundamental- ficou com Vitória Braga de Sousa – Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína; orientação: Thiago Fernandes dos Reis.

Em solenidade, na tarde desta quinta-feira, 31, os estudantes campeões e professores orientadores foram premiados com medalhas e certificados. Também faz parte da premiação uma viagem de estudos ao Jalapão, que será realizada ainda neste ano.

Na condecoração, o governador do Estado, Mauro Carlesse, destacou que é importante dar voz aos estudantes, por meio do incentivo à escrita. “Este concurso valoriza os sentimentos e anseios das crianças e jovens do Tocantins. As redações são um direcionamento para o futuro ideal, pois eles são os cidadãos conscientes que, no futuro, irão contribuir para a preservação ambiental”.

A secretária Adriana Aguiar falou sobre o aprendizado interdisciplinar. "Essa oportunidade fomenta a prática da escrita, uma habilidade importante, e ainda valoriza a comemoração do aniversário do Estado. Todos os trabalhos envolveram pesquisas e estudos, e o mais importante é o aprendizado e os olhares cuidadosos para os nossos recursos", finalizou.

Já Renato Jayme, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destacou que o objetivo é reforçar o compromisso dos estudantes com o futuro. "Este concurso é para lembrar tanto da consciência voltada para o meio ambiente, quanto para tratar das potencialidades que contribuem para o desenvolvimento do no nosso Estado. É importante falar do uso consciente dos recursos naturais e pensar no futuro da nação dentro das escolas", finaliza.

Produções

O artigo de opinião de Suiany Gama Carvalho, do Colégio Estadual Alair Sena, de Figueirópolis, rendeu para a estudante o primeiro lugar. "Pesquisei muito sobre o Estado. Inscrevi-me, pois é importante conhecer a história, geografia do Tocantins e também porque visitar o Jalapão, lugar de muitas belezas naturais, é um sonho que com o concurso eu vou realizar", pontuou.

Usando criatividade, Vitória Braga, da Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína, escreveu seu texto baseado nas vivências de um tucano tocantinense que, durante 31 anos, viajou todo o Estado. "A ideia é retratar um personagem que dá origem ao nome do Tocantins. Ele vive momentos de felicidade nos pontos turísticos e sofre com o contrabando de animais. Mas, no final, tudo fica bem ao lado de sua companheira desfrutando as belezas do Estado", explicou.

Consciência ambiental

Para encerramento da premiação, os estudantes leram suas produções e as colocaram em uma cápsula do tempo. Além das redações, uma carta foi assinada pelo governador Mauro Carlesse, pelos secretários Renato Jayme e Adriana Aguiar, e pelos estudantes com o compromisso de assumir boas práticas no contexto da educação ambiental. A cápsula será aberta daqui a dez anos.

Cada um dos nove estudantes vencedores, ao final do evento, plantou uma muda de Ipê- Amarelo nos arredores do Palácio Araguaia, com o objetivo de contribuir para a arborização da Praça dos Girassóis e marcar o momento.

Confira a lista dos vencedores por categoria:

Poema (1º ao 5º ano do ensino fundamental)

1º – Caio Ferreira da Silva – Escola Municipal de Tempo Integral Willian Castelo Branco Martins, de Araguaína; orientação: Thaisa de Lima Felizardo.

2º – Lídia Gabrielly Tavares da Silva – Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, de Palmas; orientação: Adauto Rosaldo Cabral Silva.

3º – Lara Barbosa Costa – Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral José Seabra Lemos, de Gurupi; orientação: Andréia Ramalho dos Passos Neves.

Narrativa (6º ao 9º ano do ensino fundamental)

1º – Luiz Felipe Silveira da Silva – Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, de Palmas; orientação: Flávia Cristina Queiroz da Silva.

2º – Vitória Braga de Sousa – Escola Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaína; orientação: Thiago Fernandes dos Reis.

3º – Nicole Alves Domingues – Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi; orientação: Marciene Pereira Lopes.

Artigo de Opinião (Ensino Médio)

1º – Suiany Gama Cantuário – Colégio Estadual Alair Sena Conceição, de Figueirópolis; orientação: Fátima Aparecida Lopes.

2 º – Aldemir dos Santos Dia – Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, de Arraias; orientação: Larissa Cardoso Beltrão.

3º – Elda Chaves – Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday; orientação: Elenice Maria de Santana.