Fernando Almeida
O Governador do Tocantins, Sandoval Cardoso, tem aproveitado o mandato tampão de 08 meses para intensificar visitas às cidades no interior do estado, anunciar investimento em obras e aproximar-se dos eleitores. Na noite desta quarta-feira, 28, Sandoval participou do lançamento da 6ª edição da Feira do Empreendedor em Araguaína, concedeu entrevista ao vivo num programa de TV e hoje (29) pela manhã tomou café com a população na casa da ex-prefeita Valderez Castelo Branco e do deputado federal Lazaro Botelho.
Críticas aos ex-governadores
Muito próximo dos convidados, em cima de uma cadeira, palanque improvisado, Sandoval criticou a falta de planejamento das gestões de Gaguim, Marcelo Miranda e de Siqueira Campos. Ele afirmou que está fazendo um compromisso de ‘pessoa séria’ em que a educação, saúde e segurança pública são prioridades. Cardoso ainda pegou emprestado a bandeira defendida por Roberto Pires (‘logística”), que desistiu de concorrer a eleição para governo do estado.
“Temos que saber que a nossa principal vocação é a logística. Por isso que estamos cuidando das nossas estradas que ficaram muitos anos sem cuidados. É por isso que estamos cuidando dos nossos hospitais que há muitos anos não tinham investimento e acabou que o Tocantins cresceu, mas nos últimos 10 anos não aconteceu um planejamento,” criticou sem mencionar os nomes dos últimos três governadores: Marcelo Miranda, Carlos Henrique (Gaguim) e Siqueira.
Missão de virar a página
Em nenhum momento Sandoval citou o nome do ex-governador Siqueira Campos ou lembrou das muitas promessas para Araguaína, que nunca se cumpriram. Ao se dirigir aos acadêmicos da (UMA) Universidade da Maturidade, o governador fez um elogio. “Parabéns a tudo que a ‘melhor idade” já fez pelo Tocantins. Parabéns por ter construído este estado.” Mas defendeu. “Aqueles que nasceram junto com este estado têm a missão de virar a página.”
"Governo para todos"
O governador ainda sugeriu a união dos partidos para construir um governo “onde há espaços para todo mundo que queira ajudar o Tocantins.” “Nosso estado merece as pessoas que falam a verdade, compromissadas com o trabalho, compromissadas em fazer este estado crescer e fazer com que este estado seja reconhecido, um exemplo para o Brasil”.
Exigência de respeito aos políticos
Para Sandoval, a “virada de página” é acreditar e cuidar no Estado sem pensar nos interesses próprios. Também sem as disputas de famílias pelo poder. Sandoval ainda defendeu que o gestor público precisa honrar a palavra e exigiu respeito para os políticos. “É uma classe que precisa ser respeitada, pois tudo passa pela política.”
O secretário famoso
O secretário estadual de Cultura Geraldo Antônio de Carvalho, nacionalmente conhecido como Rick da dupla sertaneja Rick e Renner, também esteve presente. O secretário-artista fez sucesso e tirou várias fotos com os convidados. Sandoval também cumprimentou a multidão e tirou foto com populares na saída do evento.