Interessados poderão inscrever as equipes até o dia 29 de fevereiro
Foto: Emerson Silva / Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, através da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), prorroga as inscrições para a maior competição de futebol amador do Estado, o Copão Tocantins. Os interessados poderão inscrever as equipes até o dia 29 de fevereiro, às 23h59. Os campeões das oito etapas regionais garantirão vagas para a fase estadual. A competição reúne uma premiação total de R$ 184 mil.

Podem participar, atletas amadores ou que atuaram profissionalmente até o ano de 2022, do gênero masculino, com idade mínima de 16 anos, completados até a data da sua inscrição. As equipes poderão inscrever até dois atletas profissionais atuantes nos anos de 2023 e 2024. O Comitê Organizador informa que não se responsabilizará pelo transporte, alimentação ou qualquer outra despesa decorrente da participação das equipes inscritas na competição.

O regulamento oficial com as regras gerais da competição, a ficha de inscrição, a declaração para autorização da participação dos jogadores menores de idade, a relação de jogo e as estatísticas referentes as outras duas edições, estão disponíveis no site da Secretaria dos Esportes e Juventude.

As inscrições deverão ser realizadas, através de ficha própria, para identificação dos componentes das equipes, acompanhadas das cópias do RG e título eleitoral dos atletas e encaminhadas ao Comitê Organizador pelo WhatsApp (63) 9 8121-3897.  

A competição será disputada inicialmente dentro das 8 regionais, em sistema de eliminatória simples. Os campeões e vice-campeões do Copão Sul, Copão do Vale, Copão do Bico, Copão Sudeste, Copão Centro, Copão Meio Norte, Copão Norte e Copão Jalapão estarão classificados para a fase estadual do Copão Tocantins.

Copão Tocantins

A edição de 2023, reuniu 168 equipes de 122 municípios, uma média de 200 árbitros que atuaram em 279 partidas e um total de 1.000 gols.  A competição tem por objetivo proporcionar ao público participante o desenvolvimento por meio da prática esportiva do futebol, com momentos de lazer e integração, através da valorização do esporte, buscando uma melhor qualidade de vida, o resgate da autoestima, a cidadania e a inclusão social, além do senso de solidariedade, a tolerância e o respeito mútuo associado ao fair play.

O Copão Tocantins deverá oportunizar o surgimento de novos talentos e favorecer a sua inserção no panorama esportivo do Tocantins. Também servirá de complementação ao Curso de Arbitragem, oportunizando aos formandos a vivência prática como árbitros de futebol.