Dona de casa aguarda cirurgia há 4 anos e família sobrevive da venda de latinhas.
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A dona de casa Luzinete do Carmo, de Araguaína, sofreu acidente em 2014, e desde então não pode mais trabalhar. Ela já passou por duas cirurgias nas pernas e aguarda por um procedimento na bacia há quatro anos.

Ela precisou deixar a chácara onde vivia para fazer tratamento na cidade e as dificuldades só aumentaram. Sem renda, a família dela passou a sobreviver da venda de latinhas de alumínio.

Luzinete passa a maior parte sentada numa cadeira e diz que chora todo dia.

"Eu sinto uma tristeza muito grande de ficar sem poder trabalhar, sem poder me movimentar, fazer o serviço que eu gostava de fazer. Eu choro muito, todo santo dia. Eu tenho dó de meu marido que está sozinho pelejando", lamentou a dona de casa.

A família de cinco pessoas mora no setor Santa Terezinha e as despesas de casa são custeadas pela venda de latinhas que o marido Joel Silvano cata nas ruas. Além de se preocupar com as dores da esposa, ele também lida com problema na perna causado pela malária. "Tem hora que eu sento no meio da rua, nas calçadas porque não aguento", disse.

Idoso cata latinhas para sustentar a família. Foto: Reprodução TV Anhanguera

A dona Luzinete chegou a receber um auxílio do INSS por dois anos, mas o benefício foi cancelado. A alegação é de que ela tem condições de voltar a trabalhar. Para provar o contrário, ela vai ter que passar por uma nova perícia que está atrasada por causa das agências fechadas.

Além das duas cirurgias a que já foi submetida, a dona de casa ainda precisa passar por um procedimento cirúrgico na bacia. São quatro anos de espera. Enquanto isso, sem poder se movimentar, passa o dia todo sentada.

"Se fizesse essa cirurgia e eu ficava boa. Mesmo que não ficasse boa, boa como eu era, mas ia sentir muito melhor e dar conta de fazer algum serviço dos que eu gosto de fazer", disse a mulher.

Além das latinhas eles contam com a solidariedade de outras pessoas para sobreviver. "Isso tudo me preocupa. Ela precisa da cirurgia. Tem dia que chora dentro de casa com aquela bacia dela doendo. Tem hora que eu sinto muito incomodado com aquilo", lamentou o marido.

Como ajudar

Quem puder ajudar a família, pode fazer uma visita no endereço: Rua 2 de Abril, nº 131, Bairro Santa Terezinha - Araguaína (TO)

Para falar com o seu Joel Silvano, o número é (63) 992450383 ( Joel Silvano)

O que diz o estado

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a dona Luzinete está na 24ª posição para realizar a cirurgia que precisa e que o procedimento só será feito após a retomada das cirurgias eletivas que estão suspensas por conta da pandemia de Covid-19.

O INSS ainda não se posicionou sobre o caso. (Com informações TV Anhanguera)