Notícias

SES disponibiliza Wi-Fi para pacientes, acompanhantes e servidores do HRA

Iniciativa da moderniza a unidade e garante conectividade e agilidade aos serviços digitais

Usuários podem utilizar o serviço gratuito por meio de QR Code e senha
Foto: Gláucia Mendes/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) implantou rede de Wi-Fi gratuita no Hospital Regional de Araguaína (HRA), como parte do processo de modernização da unidade e para garantir acesso rápido à internet aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pontos de acesso estão disponíveis nas alas do hospital. Para se conectar, os usuários podem utilizar um QR Code e senha, expostos em locais acessíveis.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação do HRA, Lucas Sampaio, “a iniciativa faz parte do projeto da SES-TO voltado tanto para pacientes quanto para servidores. O intuito é viabilizar alguns serviços administrativos internos e, principalmente, oferecer mais conforto tecnológico aos pacientes, seja para distração nas redes sociais ou para comunicação com familiares. Recentemente, o HRA passou por uma reestruturação completa da rede, finalizada no início de dezembro, o que possibilitou a disponibilização do serviço”, explicou.

O coordenador acrescentou que, “atualmente, o hospital conta com sete unidades de Access Points (APs) da Fortinet, equipamentos de alta qualidade, capazes de suportar um grande volume de dispositivos conectados simultaneamente, com alta velocidade, garantindo cobertura Wi-Fi em todas as alas da unidade”.

“Nos últimos dois anos temos trabalhado para ampliar a digitalização do SUS e promover a conectividade da população atendida faz parte deste processo. Trocamos todos os computadores das nossas unidade e agora com internet de alta qualidade, permitimos que os servidores tenham agilidade nos processos de trabalho e isso impacta diretamente na assistência da população. Esta saúde pública cada dia mais eficiente é o que nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

Para a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, “a implantação da rede torna o ambiente hospitalar mais conectado e funcional. Com o uso da internet, os usuários conseguem acessar serviços de forma mais rápida, como a consulta digital de resultados de exames, por exemplo. Além disso, facilita também o acesso a pesquisas e informações por parte dos colaboradores”, destacou.

A iniciativa já é bem avaliada por quem circula pelo hospital. Roneres Ferreira da Silva, que acompanhava a mãe em tratamento na sala verde, aprovou a novidade. “Usei para dar notícias em casa, fazer Pix e também para me distrair enquanto passa o tempo. Hoje em dia, Wi-Fi é tudo”, afirmou.

A acompanhante Maria Luísa disse que, “eu acho ótima ideia. Porque nos ajuda a se comunicar com os outros parentes, dar notícias do que tá acontecendo aqui".