Ramila Macedo
Faleceu neste domingo, 08, aos 101 anos o senhor José Frutuoso Santana, um dos tocantinenses mais velhos e um dos moradores mais tradicionais de Araguatins, região do Bico do Papagaio. Popularmente conhecido como Seu Zeca ou Tio Zeca, ele completaria 102 anos em maio deste ano.
Segundo o site Folha do Bico, Seu Zeca se sentiu mal em sua residência e foi levado ao Hospital de Araguatins, mas morreu no caminho.
Seu Zeca nasceu em 13 de maio de 1913 − mesmo ano em que Araguatins passou para a categoria de município− em São João do Araguaia, na época Colônia Militar do estado do Pará.
O centenário viu praticamente quase todos os acontecimentos importantes de Araguatins e também foi personagem de um dos momentos históricos do Brasil, quando trabalhou como Soldado da Borracha na década de 1940.
Na época, um grupo de soldados brasileiros foi submetido ao trabalho escravo na região da Amazônia para cortar seringa como parte do acordo fechado por Getúlio Vargas de fornecer a matéria-prima às forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Seu Zeca foi recrutado pelo Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia. Os seringueiros "alistados" encontraram fome, escravidão, doenças e miséria e muitos morreram.
Conforme o Folha do Bico, em 1960 Seu Zeca foi resgatado de uma masmorra em Marabá-(PA) pelo herói da família, o sr. Pedro Martins Duarte e desde então passou a residir em Araguatins. Apesar de ter servido ao exército, o centenário foi aposentado como seringueiro. Filho de Pedro Ferreira de Santana e Maria Frutuoso de Santana, Seu Zeca era o mais velho de seis irmãos.
O velório acontece na residência dele, localizada no bairro Sossego. Ele deixa três filhos: Osvaldinho, José Frutuoso Filho e Maria Helena.