Ação Policial

Sogro é preso suspeito de matar, esquartejar e enterrar genro às margens do Rio Araguaia

Caso teve muita repercussão na época, uma vez que a vítima tinha problemas psiquiátricos e era muito querida por amigos, comunidade e familiares

Principal suspeito pelo crime é preso pela Polícia Civil em Araguatins.
Foto: Dicom SSP-TO

A Polícia Civil prendeu um homem de 58 anos suspeito de matar e esquartejar o próprio genro com requintes de crueldade, em março de 2019 na cidade de Araguatins, região norte do estado. O mandado de prisão contra o suspeito foi cumprido nesta quarta-feira (17) em Augustinópolis.  

As investigações são da 10ª DP de Araguatins, com apoio da 12ª Delegacia de Augustinópolis.  A vítima trata-se de Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como Chiquinho. 

Segundo o delegado Eduardo Morais Artiaga, responsável pela prisão, o suspeito foi encontrado morando numa fazenda, na zona rural de Augustinópolis. O local fica próximo ao povoado Camarão. A equipe da PC foi até a fazenda e deu cumprimento ao mandado de prisão.

O Crime       

O assassinato causou grande comoção na população local e chamou atenção pela barbaridade e frieza com que foi praticado. Além de matar a vítima, o autor ainda a decapitou e escondeu tronco e cabeça em locais distintos. Braços e pés foram cortados e a genitália arrancada cirurgicamente.

Por estar irreconhecível, foi necessária a realização de exames de DNA a fim de confirmar a identidade da vítima.

Investigações

Segundo apontaram as investigações da Polícia Civil, a vítima tinha problemas psiquiátricos e namorava com uma das filhas do principal suspeito pelo crime. Porém, o homem não aceitava o relacionamento, pois tinha muito ciúmes de suas filhas.

No dia 22 de março de 2019, Francisco foi até a fazenda onde sua namorada morava com o pai e seus familiares para visitá-la. Depois desse dia ele não foi mais visto. 

A polícia informou que chegou a ouvir o sogro na época dos fatos. Ele alegou que seu genro tinha estado na fazenda, mas que no meio da noite teria ido ao banheiro e desaparecido. Disse ainda que ao perceber que a vítima não retornava, foi até o povoado a fim de avisar aos familiares, que de imediato começaram as buscas, mas não encontraram Francisco.

Porém as investigações da PC-TO apontaram que o sogro teria matado Francisco por não aceitar o relacionamento dele com sua filha. A vítima teria sido morta e esquartejada, sendo enterrada em uma cova, às margens do Rio Araguaia, no povoado Santa Luzia.

Corpo encontrado

Após intensas buscas, no dia 27 de março, apenas quatro dias após o desaparecimento de Chiquinho, pescadores encontraram um corpo enterrado, o qual estava sem a cabeça, braços, pés e também teve sua genitália arrancada cirurgicamente. Submetido a exame de DNA, ficou constatado que se tratava do corpo de Francisco.

Desse modo, com a conclusão do inquérito policial, o sogro da vítima, que já tinha ficado preso por ocasião do crime, foi indiciado por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver. Assim, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do homem que foi encontrado e preso nesta quarta-feira, 17.

Após a realização das providências legais cabíveis, o homem foi recolhido à Cadeia Pública de Araguatins, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.