Ação Policial

"Tia" que montou boca de fumo em casa e aliciava menores é presa em cidade do TO

Segundo a polícia, a mulher aliciava menores para práticas criminosas na cidade.

Arma de fogo, drogas, dinheiros e demais itens forma recuperados pela Polícia Civil em Taguatinga
Foto: Divulgação/SSP-TO

A operação Resgate da Polícia Civil prendeu uma mulher de 44 anos, conhecida como “Tia”, suspeita de transformar a própria casa numa ‘boca de fumo’ e aliciar menores em Taguatinga, região sudeste do Tocantins. A ação foi deflagrada na última quinta, 13, e contou com apoio da 99ª DP de Paranã.

Conforme o delegado-chefe da 103º DP, Lucas Rodrigues, as investigações apontaram que além de fazer da própria casa em um ponto de venda de drogas, a mulher estabeleceu uma associação criminosa com vários suspeitos. Eles são suspeitos pela prática de delitos em Taguatinga e cidades da região, e ainda passaram a residir na mesma localidade.

A mulher era chamada por todos de “Tia”, chefiava o comércio de drogas na localidade e utilizava sua residência como local de depósito de armas de fogo e vários objetos sem a comprovação de origem lícita.

Segundo o delegado Lucas, “familiares de alguns adolescentes procuraram a 103ª DP preocupados com o fato de menores estarem sendo atraídos para a localidade, onde eram estimulados ao uso e ao comércio de drogas, além da prática de delitos em vários bairros da cidade”.

A Polícia Civil informou que os adolescentes estão sendo investigados por possível envolvimento em crimes graves que ocorreram nos últimos meses, como o roubo e até um homicídio qualificado, ocorrido em dezembro de 2021.

O delegado declarou ainda que “é preocupante o fato de menores estarem sendo atraídos à prática de crimes graves, sobretudo, quando constatado que eles estavam deixando a residência dos pais para residir com a conhecida TIA”.

Com isso, a PC representou pela realização de uma busca e apreensão na localidade, visando colocar um fim nas condutas criminosas praticadas pelo grupo e resgatar os menores desse ambiente criminoso. Daí o nome da operação “Resgate”.

Droga apreendida

No local os policiais apreenderam mais de 90 pedras de crack, aproximadamente 40 porções de maconha, grande quantidade de maconha prensada que era mantida, enterrada nos fundos da residência, um revólver calibre 32, munições de calibres diversos e vários objetos sem a comprovação de procedência lícita.
 

Duas mulheres, de 44 e 20 anos e um homem de 20 anos foram presos em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. O trio também é investigado pela possível participação nos crimes de roubo e homicídio qualificado.

Um adolescente de 14 anos que estava no local no momento da operação foi devidamente entregue aos seus responsáveis. e terá sua participação nos crimes investigada em procedimento próprio.