Testes com voluntários no Brasil contribuirão para registro da vacina
Foto: Reuteres

O Tribunal de Justiça do Tocantins, autorizou que a Secretaria de Saúde realize a segunda dose de vacina contra a Covid-19 aos médicos veterinários imunizados no município de Colinas do Tocantins. A decisão foi proferida pelo Desembargador Adolfo Amaro Mendes, Relator do recurso que foi protocolado pelo município.

O Relator reconheceu que os médicos veterinários são considerados profissionais da saúde, e compõem o Plano Nacional de Vacinação, e que deixar de vaciná-los com a 2ª dose causaria dano ao erário em relação à primeira dose da vacina que foi aplicada.

Os médicos veterinários são profissionais da saúde e estão contemplados nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Imunização na primeira etapa, junto com os demais profissionais de saúde, uma vez que, ao desenvolver suas atividades, expõem-se a agentes que podem carregar o coronavírus e, portanto, estão suscetíveis à contaminação, destacando, ainda, que os médicos veterinários foram vacinados após todos os profissionais da saúde e idosos institucionalizados terem recebido a primeira dose do imunizante, não tendo indícios de descumprimento dos planos de vacinação”. Diz trecho da decisão.

Dr. Kasarin comemora a decisão. “Isso nos dá mais confiança na resolução favorável de todo o processo. E mais uma vez, reforço que não fui vacinado e não descumprimos o plano. Além disso, estamos sempre atuantes fiscalizando a aplicação das vacinas”, disse.

Vacinação

No Município até esta quarta-feira, 03, já foram vacinados 341 trabalhadores de saúde, com a 1ª dose e com a 2ª dose, foram 129. Dos idosos institucionalizados, nove receberam a primeira dose, e oito a segunda. Cuidadores, oito pessoas foram vacinadas com a 1ª dose e duas receberam a 2ª dose.  239 idosos entre 85 e 89 e 63 acima de 90 anos, receberam a 1ª dose.