Mauro Carlesse ao lado das doses que serão enviadas ao Tocantins
Foto: Reprodução/Gov. TO

O Ministério da Saúde (MS) destinou ao Tocantins a quantia de 29.840 de doses da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Butantan e o laboratório chinês Sinovac. O Governador Mauro Carlesse participou na manhã desta segunda-feira (18), em São Paulo, da cerimônia de entrega das vacinas aos estados.

Em Guarulhos (SP), lado de várias caixas térmicas com o imunizante, que estavam com a bandeira do Tocantins, o governador Mauro Carlesse comemorou e anunciou o início da vacinação.

Hoje, às 17h00, já estaremos vacinando o primeiro cidadão tocantinense. Graças a Deus a vacina chegou.” Comemorou o Governador.

Assim como para as demais capitais, as caixas térmicas serão transportadas por aeronaves para Palmas, a capital do Tocantins.  Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ou de companhias aéreas farão o transporte do imunizante.  O grupo prioritário são profissionais de saúde e idosos, indígenas.

Inicialmente, a Anvisa autorizou, neste domingo 17, o uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac.  Além de dois milhões de doses da vacina produzida pela Fiocruz em parceria com a AstraZeneca e Oxford.  Mas esta última será importada da índia, que por sua vez ainda não liberou a vinda do imunizante.

Em São Paulo, onde fica a sede do Instituto Butantan, a vacinação iniciou ainda no domingo, logo após a autorização emergencial da Anvisa. A primeira brasileira a ser imunizada no país foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, que trabalha na UTI do Hospital das Clínicas em SP.