Política

Tocantins ampliou em 250% o número de leitos exclusivos para Covid, aponta relatório

Mais 40 novos leitos de UTI estão em fase de instalação nas regiões Sul e Vale do Araguaia

Leitos exclusivos de UTI para pacientes com Covid-19
Foto: Mylena Ribeiro-Governo do Tocantins (2)

Em um ano, o Governo do Tocantins ampliou em 248% o número de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, evidenciando a preparação da rede de assistência de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. Conforme dados do Relatório Situacional do 1° quadrimestre deste ano, entre abril de 2020 e abril de 2021, o Estado viabilizou a implantação de 567 leitos exclusivos, sendo 213 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto).

De acordo com o demonstrativo de evolução, em abril de 2020, o Estado contava com 163 leitos; em maio, passou a oferecer 192 leitos (mais 18%); em junho, 228 leitos (mais 19%); em julho, 315 leitos (mais 38%); em agosto de 2020, 464 leitos (mais 47%); e em abril deste ano; pactuou a implantação de outros 103 leitos, totalizando 567 leitos exclusivos para atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19. Em Palmas, estão localizados 191 leitos (34%); em Araguaína, 138 leitos (24%); e em Gurupi, 59 leitos (10%). As três cidades são as que mais apresentam casos da doença.

Além de tomar medidas que visem diminuir a propagação do vírus e minimizar os impactos causados pela doença, o governador Mauro Carlesse reforça que a frente de atendimento hospitalar é de máxima importância.

“Houve um incremento de 404 leitos na rede e isto tem possibilitado que o Estado evite fazer qualquer tipo de transferência de pacientes, ao contrário, acolhemos pessoas de outros estados que estavam necessitando de leitos. Vamos continuar trabalhando, fazendo o que for preciso para salvar vidas e aumentar o número positivo dos mais de 141 mil tocantinenses recuperados da doença”, afirma o Governador.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressalta que a Gestão Estadual tem se utilizado de diversas estratégias para o enfrentamento das demandas assistenciais da Covid-19 e que trabalha para ampliar a oferta de leitos.

“Para oferecer o máximo de qualidade no atendimento, temos buscado diversas formas de aumentar a quantidade de vagas na rede. Mais 40 leitos de UTI logo estarão à disposição, sendo 20 em Paraíso, em fase final de instalação, e outros 20 no Hospital Geral de Gurupi. Lá, o tanque de oxigênio já está instalado terminando a parte do compressor para que tenha oxigênio disponível e, daí, possamos contratualizar a empresa que vai operar os leitos”, explica o secretário.

Como ocorre a oferta de leitos

A oferta de leitos no Tocantins se dá por meio de sua rede própria, nos 18 hospitais estaduais; pelos leitos contratados no setor privado; por meio de parceria com o Hospital Federal - Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT) e com parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína.

A quantidade de leitos Covid-19 de referência e abrangência estadual disponíveis na rede do SUS é pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A Resolução CIB/TO n° 037 de 27 de abril de 2021 foi a que pactuou o atual número de leitos e as unidades de referência estadual para atendimento da Covid-19.