Mais que uma conquista para a Defensoria Pública, uma necessidade para a comunidade carente do Tocantins. Assim foi o sentimento expressado na solenidade de posse de seis novos Defensores Públicos, nesta quinta-feira, 15, no auditório da Defensoria Pública em Palmas. Com o ingresso dos novos Membros o Tocantins passa a contar com 105 Defensores Públicos.
A programação de posse teve início com a apresentação do Coral Canto Nobre formado por Servidores da Defensoria Pública em Palmas que cantaram Hino Nacional Brasileiro e as canções “Quimeratins” e “Isso é o que é”. Um vídeo institucional contando a história de três cidadãos que tiveram suas vidas mudadas após a atuação de Defensores Públicos foi exibido aos presentes como forma de reconhecer o trabalho e a confiança do cidadão que necessita do amparo integral de justiça. Foi uma noite marcada por homenagens, relatos de lutas e histórias de personagens que fizeram e fazem da Defensoria Pública uma Instituição consolidada e forte na missão deassegurar o acesso à justiça, integral e gratuito aos necessitados, promovendo cidadania, com atendimento humanizado e de qualidade.
Compôs a mesa de honra da solenidade o defensor público geral, Marlon Amorim; o vice-governador do Estado, Tom Lyra; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente; a procuradora geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Vera Nilva Álvares Rocha; a corregedora geral da Defensoria Pública, Estellamaris Postal; e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos.
O vice-governador, Tom Lyra, representando o governador Sandoval Cardoso, cumprimentou os novos Membros da Defensoria Pública e os que já estão atuando na área, considerada por ele como uma das mais bonitas e importantes no auxílio aos pobres e injustiçados. “O povo precisa de Defensores Públicos aguerridos com olhos de sabedoria acima da tempestade”, frisou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, parabenizou os Defensores Públicos por assumirem uma missão fundamental à sociedade, servindo ao maior número de pessoas que receberão atendimento e assistência, onde o maior beneficiado é o povo tocantinense, encontrando nos braços da Defensoria Pública, um dos pilares fortes da sociedade. “Fico feliz por reconhecer tanto nos Defensores já atuantes quanto nos novos a luta para que a população tenha seus direitos garantidos”, ressaltou.
O presidente da ADPETO, defensor Fábio Monteiro, colocou a alegria e satisfação em testemunhar o avanço da Defensoria Pública Tocantinense, que há muito tempo se faz presente entre as instituições que integram o sistema de justiça e com muito trabalho vem cumprindo o seu papel institucional. “A Defensoria Pública tem experimentado um gigantesco crescimento nos últimos sete anos, melhorando substancialmente sua estrutura física; presente em todas as Comarcas; compondo seu quadro funcional; capacitando Membros e Servidores; instituindo planejamento em longo prazo, mais que duplicando o numero de atendimentos à população carente. Mas jamais podemos perder de vista que o maior responsável por este crescimento é o Defensor Público, que leva o nome da Instituição e entrega ao pobre o direito fundamental de receber assistência jurídica”, reforçou Monteiro.
Posse
O juramento foi proferido pela empossada Carina Queiroz de Farias Vieira. A defensora pública Aline Mendes de Queiroz falou em nome dos novos Membros e reforçou a concretização do sonho de ingressar na carreira da Defensoria Pública. Agradeceu a Deus e aos familiares, à acolhida de Servidores e Membros da Instituição; ressaltou a lisura do Concurso Público realizado. “Ciente das dificuldades da nascente Defensoria Pública assumimos hoje o compromisso de lutar por uma Instituição autônoma construída pela sociedade; e carregando o espírito tópico de todo transformador social, na luta por um mundo justo e imparcial, que isso nos ajude nos caminhos em busca da justiça. É com orgulho que defenderemos os assistidos deste bonito estado do Tocantins, assumindo o cargo e encargos com responsabilidade em nossa missão”, disse.
Homenagens
As Defensoras aposentadas Iracema Franco Ribeiro e Zoé da Eucaristia receberam homenagens com a entrega pelo Defensor Público Geral de uma medalha comemorativa dos 10 anos de autonomia da Defensoria Pública. “É maravilhoso ver a pulsação forte desta Instituição que nasceu com o estado do Tocantins. Saímos com o sentimento de missão cumprida e é gratificante ver que adentram em nossa Instituição jovens competentes que passaram por um concurso sério. É importante olhar para traz e ver que tudo o que passamos foi necessário para consolidação da Defensoria. Obrigada pela deferência da Defensoria em nos homenagear; parabéns aos novos Defensores que acabam de abraçar esta profissão tão nobre e necessária para atender a quem não pode pagar um advogado”, disse.