Notícias

Tocantins gera 2.028 empregos em setembro e setor de reparação de veículos lidera novas vagas

O setor da economia que mais contribuiu para os dados positivos foi o Comércio, Reparação de Veículos, Automotores e Motocicletas.

Setor da economia que mais contratou no período foi o de reparação de veículos
Foto: Carlessandro Souza/Gov.TO

Os dados do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (Caged) referentes a setembro de 2022 registraram um saldo de 2.028 novos postos de emprego gerados no Tocantins. Trata-se do resultado entre 10.403 trabalhadores admitidos e 8.375 desligados no referido mês.

Por conta destes resultados, o Tocantins ocupa a terceira posição em saldo de empregos da Região Norte, atrás apenas de Pará e Amazonas.

Ao comparar setembro de 2022 com o mesmo período do ano passado percebe-se um saldo 12,92 % maior, uma vez que o saldo de setembro de 2021 foi de 1.796.

Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, os números de emprego no Tocantins têm sido animadores. “Os dados registrados pelo Caged refletem o comprometimento do Governo do Tocantins com a geração de emprego e a capacitação dos trabalhadores por meio do Sine, o que possibilita que as vagas disponibilizadas que sejam bem ocupadas”, ressaltou o secretário.

Setores da economia que mais contrataram em setembro

De acordo com a gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra , o setor da economia que mais contribuiu para os dados positivos do último Caged foi o Comércio, Reparação de Veículos, Automotores e Motocicletas que registrou saldo positivo de 624.

O setor de Informação, Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas também registrou saldo positivo de 351 postos de trabalho e foi seguida por Agricultura, Pecuária, Produção florestal, Pesca e Agricultura com saldo positivo de 310 postos abertos.

Movimentação dos empregos nos municípios do Tocantins

Os municípios de Palmas (3.810 novos empregos), Araguaína (1.521 novos empregos), e Porto Nacional (568 novos empregos), obtiveram melhor desempenho no acumulado do saldo de empregos em setembro de 2022.