TRE-TO destacou que não há como alterar os dados inseridos nas urnas eletrônicas pelos eleitores
Foto: Ilustrativa

A Justiça Eleitoral desmentiu boatos sobre a anulação da eleição em Palmas e Araguaína.  A publicação, que utiliza a logomarca do G1, circulou nas redes sociais e dizia que o pleito havia sido anulado devido a falhas da apuração e uma nova data seria designada.

Diante da circulação das mensagens, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) se manifestou por meio de nota. “São falsas as mensagens que circulam nas redes sociais sobre eleições anuladas em diversos municípios do Tocantins.”

A Justiça Eleitoral do Tocantins reforçou ainda que o resultado das urnas reflete a vontade do eleitor, que deve ser respeitada. Também frisou que não houve falha na contabilização dos votos.

Em Araguaína e Palmas, candidatos a vereador que não se elegeram, reclamaram dos resultados das urnas e pediram recontagem dos votos.  Nenhum deles apresentou evidências da suposta fraude e a Justiça Eleitoral descartou que isso possa ter ocorrido.

Reafirmamos que não houve falha no sistema de totalização dos votos e que o resultado divulgado pelo TSE corresponde à soma dos Boletins de Urna disponibilizados aos fiscais dos partidos políticos no dia da eleição, podendo ser facilmente conferido por eles”. Concluiu.

"O processo eleitoral é totalmente transparente e que não há como alterar os dados inseridos nas urnas eletrônicas pelos eleitores." Reforçou o TRE.