Fernando Almeida

O reservatório da Usina do Corujão (Lago Azul) em Araguaína, vazio desde o início de 2012, deve ser reenchido dentro de um mês. Na época, a empresa Alvorada Energia abriu as comportas e liberou todo o volume de água em situação de emergência, com alegação de fazer um reparo numa fissura na estrutura da barragem.

Após atrasos no cronograma da obra e impasses quanto a revitalização do lago, nesta semana o prefeito Ronaldo Dimas autorizou o reenchimento do reservatório. A empresa Alvorada Energia fechará as comportas da usina, e no período de um mês a agua será represada.

Nivel da água

Segundo a prefeitura, esta é a primeira etapa e o espelho d’-água deve ficar cerca de 1,5 metro abaixo do nível final.  “Não queremos que o nível da água represada comprometa as paredes do aterro da Via Lago e vamos expedir a autorização definitiva para finalizar o reenchimento até a cota máxima depois de concluídas essas obras”, explicou Dimas.

Ainda conforme a prefeitura, para manter as características naturais existentes, reduzir o impacto e aproveitar o potencial produtivo das águas represadas, serão realizadas atividades de monitoramento, educação e controle ambiental na área. Também haverá o  monitoramento da qualidade da água (Ph, transparência, temperatura, etc) e observação das encostas do reservatório (desbarrancamentos, erosões, comportamento das rochas, etc), conforme a prefeitura. 

Inventário faunístico

O inventário faunístico, realizado entre dezembro de 2011 e abril de 2012, apontou que 72 espécies de peixes catalogadas foram resgatadas do Lago Azul e colocadas no Rio Lontra.  A usina do Corujão entrou em funcionamento na década de 70. É considerada empreendimento de produção de energia de pequeno porte, está localizada na bacia hidrográfica do Rio Lontra, no município de Araguaína.