Produtos de beleza são essenciais para os cuidados com a pele.
Foto: Kimia Zarifi /Unsplash

Emagrecer, beber mais água, comer melhor, me exercitar, ter mais tempo para mim e por aí vai. A lista de desejos no fim do ano é sempre infinita. Mas não adianta em nada fazer mil promessas para a virada do ano e não cumprir nem metade da lista de resoluções. A instalação de novos hábitos leva tempo e exige disciplina. Portanto, estabeleça prioridades.

Se cuidar melhor da sua pele é uma das metas que você definiu para 2021, já comece a executar novos passos hoje mesmo. O começo pode exigir disciplina, mas considere parte do seu ritual obrigatório, assim como tomar banho e escovar os dentes. Confira quatro dicas para ter uma pele bonita e saudável:

Use protetor solar diariamente

Essa dica é a mais antiga, e também negligenciada de todas. Você sabia que 70% da radiação solar recebida ocorre durante os hábitos do dia a dia? Isso quer dizer que não adianta passar protetor solar apenas quando vai a praia e querer um rosto sempre jovem e uma pele lisa. O uso diário do protetor solar nas áreas expostas é essencial para prevenir o câncer de pele e retardar o envelhecimento.

A radiação solar, e também a emitida pelas lâmpadas de casa e telas, aumenta a liberação de radicais livres no organismo, que danificam as células saudáveis e promovem envelhecimento precoce. Por isso, a indicação é usar protetor solar todos os dias, mesmo para ficar em casa.

Beba mais água

A falta de água causa desidratação e torna a pele seca. Ela é o combustível essencial para o funcionamento do organismo. E não podemos esquecer que a pele é o maior e mais pesado órgão do corpo. A ingestão adequada de água diariamente é importante para ter uma pele bem hidratada, tornando-a macia e flexível. Isso reduz as rugas, eczema e previne o envelhecimento precoce.

Tenha um ritual de cuidado

Cuidar da pele é tão importante quanto escovar os dentes, deveria fazer parte do ritual de higiene. Para quem vai começar a instalação desse ritual, três passos são essenciais: limpeza da pele com um bom sabonete, hidratação com o creme ideal para sua cútis e, como já mencionamos, protetor solar. Faça isso todos os dias ao acordar. A limpeza e a hidratação devem ser repetidas antes de dormir.

Aposte no colágeno

Se você já tem por volta de 50 anos e está pronto para dar um passo a mais no seu cuidado, confie nos benefícios do colágeno e aposte na suplementação com orientação médica. O colágeno ajuda a manter as células mais firmes e unidas, preservando a integridade da pele. Seu maior benefício é retardar o envelhecimento precoce. Seu uso atua ainda na prevenção do aparecimento de celulite, aumenta a hidratação e elasticidade da pele e diminui o surgimento de estrias. Você pode também pode contar com os benefícios do colágeno através de cremes para o rosto e corpo.