Política

Vereador de Araguaína relembra operação da PF e fala em CPI para investigar o ISAC

Após apresentação de relatório da Saúde, algums vereadores defenderam investigar instituto que gere unidades de saúde.

Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Abadia, apresentou relatório da saúde de 2021.
Foto: Reprodução TV Câmara

A sessão da Câmara de Araguaína desta terça-feira, 10, terminou com uma polêmica. Isso porque, durante audiência pública com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Abadia, alguns parlamentares questionaram de forma incisiva o contrato com o ISAC, responsável pela gestão da UPA e dos hospitais municipais da cidade.

Ela se encontrava na Câmara para apresentar relatório do primeiro quadrimestre da pasta da saúde. Após a exposição, vereadores relembraram a Operação Sempiternus, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria Geral da União (CGU), em fevereiro deste ano.

Diante disso, a secretária assegurou que a auditoria do município não constatou irregularidade, pois averiguou a prestação dos serviços previstos no contrato.  A PF e CGU apontaram suspeitas de desvios de R$ 6,7 milhões entre 2018 e 2020.

Alguns parlamentares defenderam que, diante da limitação de uma auditoria, seria necessário aprofundar mais no tema. O vereador Soldado Alcivan (PP) sugeriu convocar representantes do ISAC para dar explicações.  Já o vereador Sargento Carneiro (PROS) causou polêmica ao mencionar que a PF investigou e cobrou mais ação da Câmara.

 “Os vereadores, eleitos pelo povo, fiscalizadores vão ficar só esperando resposta da Polícia Federal? Ou vai buscar informaçãopara passar para o povo? A Câmara (...)o olho do povo, fez o quê? O que pode ser feito?”

Diante do questionamento, o vereador Geraldo Silva (MDB) sugeriu a Jorge Carneiro que “monte uma CPI para apuração”. Na réplica, Carneiro prosseguiu, defendendo a CPI.

É só isso que tem que fazer? É simples demais. Normal, então vamos se reunir. Aqui não tem um, tem um time. (...) Se for uma questão da CPI vai pegar o Isac. Então, acredito que tem que ser feito, é que a Câmara deve uma resposta nesse sentido.”

O vereador Flávio Cabanhas (PTB) defendeu também que os pares da Casa de Leis se juntem aos órgãos de fiscalização para buscar respostas. “Nós vereadores precisamos ter atitude. Podemos nós mesmo ir la na Polícia Federal, entender um pouco da situação. (...) Para que gente se aprofundar. “  Disse, complementando.

"Aprofundando, a gente pode chegar com mais firmeza nessa empresa. E fazer com que esse vínculo, se esta errado, que seja retirado. Não podemos deixar um patrimônio nosso alguém administrar com erros. E, como diz a Polícia Federal, fazendo coisas ilícitas". Pontuou.

Posicionamento ISAC - Contrato com o Município de Araguaína

O ISAC - Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social transparente, mantendo de forma pública, um Portal de Transparência, atualizado com todos os documentos relacionados ao contrato com o Município de Araguaína. O acesso pode ser feito no endereço transparencia.isac.org.br.

O Portal de Transparência do ISAC permite a qualquer cidadão ter acesso às prestações de contas e assim, fiscalizar a atuação do Instituto frente às unidades gerenciadas. E no caso de dúvidas relacionadas aos dados apresentados é possível entrar em contato por meio do Serviço de Atenção ao Cliente, disponível no site por meio do e-mail sac@isac.org.br.

É exatamente por este perfil transparente que o ISAC está à disposição de todos os órgãos de controle e da Câmara Municipal para assim, contribuir, com o entendimento em relação ao contrato e à gestão realizada.

Em Araguaína, desde que assumiu a gestão das unidades municipais de saúde, o ISAC melhorou a prestação de serviços e implantou novas metodologias de trabalho que permitiram agilidade no atendimento e ampliação da satisfação do usuário, que hoje ultrapassa os 95%.

O compromisso do ISAC com Araguaína é de promover uma saúde eficiente, de qualidade e que contribua para o bem-estar da comunidade.https://open.spotify.com/track/6jEhWcVKEgbczzrU4p2X5u