Vistoria do MPTO constatou precariedade na estrutura do setor de psiquiatria do HGP.
Foto: Marcelo de Deus

Em vistoria realizada pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital na manhã desta quinta-feira, 06, no Hospital Geral de Palmas (HGP), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) encontrou um cenário alarmante no setor de psiquiatria da maior unidade de saúde pública do Estado.

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro, acompanhado de equipe técnica, ouviu relatos de profissionais de saúde e conheceu a estrutura dos 10 leitos disponíveis no setor.

Dentre as principais irregularidades apontadas pelo MPTO estão macas em situações precárias, falta de medicamentos, sujeira no corredor e nos apartamentos, necessidade de separação de pacientes homens e mulheres, limitação do espaço físico e sucateamento de equipamentos, estrutura física e necessidade de servidores do sexo masculino.

A falta de segurança também é uma preocupação, inclusive para os profissionais de saúde. Servidores do HGP relataram que é comum encontrar armas brancas e drogas com acompanhantes dos pacientes, uma vez que o hospital não conta com profissionais para garantir a segurança dos internos e profissionais.

Diante da situação, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro solicitará, inicialmente, informações junto à Secretaria de Estado da Saúde e, caso necessário, adotará as medidas judiciais cabíveis para a solução das irregularidades.