
Com estrutura moderna, que beneficiará servidores e agricultores atendidos em todo o Tocantins, foi entregue nesta segunda-feira, 14, pelo governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, a nova sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em Palmas. A inauguração marca um ato histórico, já que se trata da conclusão de uma obra abandonada por gestões anteriores e que foi retomada em setembro de 2023 pela atual gestão estadual.
“Estamos conscientes da importância do setor produtivo para a economia do Tocantins e, por isso, fizemos questão de entregar uma estrutura digna para o Ruraltins, em um ano comemorativo. Dar suporte aos nossos servidores e ao homem e à mulher do campo é uma prioridade do nosso governo. Com essa nova sede, toda a equipe poderá trabalhar com mais conforto e tecnologia, alinhada ao nosso objetivo de transformar o Tocantins em um estado cada vez melhor”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
A inauguração também celebrou os 36 anos de criação da autarquia, o que representa, segundo o governador, um marco para o setor agropecuário, para os servidores da área e para os produtores da agricultura familiar em todo o estado.
O presidente do Ruraltins, Osires Damaso, destacou que a nova sede representa a realização de uma demanda histórica de profissionais do setor. “O novo prédio vai proporcionar conforto aos nossos técnicos e às pessoas atendidas pelo Ruraltins. A sede inaugurada hoje [segunda, 14] chega em um momento muito especial, na comemoração dos 36 anos do Ruraltins. O governador Wanderlei Barbosa deu esse presente à sociedade”, declarou.
Após anos de paralisações
A obra foi iniciada em 2008, mas sofreu diversas paralisações, sendo a última em 2018. A retomada ocorreu em setembro de 2023, já na gestão do governador Wanderlei Barbosa. Com investimento superior a R$ 8 milhões, a nova estrutura representa um avanço significativo para os servidores do órgão e para os agricultores familiares e produtores do setor agropecuário.
Nova sede
Com área construída de 3.479 m² e capacidade para abrigar até 200 pessoas, o novo prédio conta com 46 salas destinadas a setores e departamentos do Instituto. A estrutura inclui auditório, refeitório, áreas comuns, elevadores, climatização e estacionamento.
Localizado no Plano Diretor Norte, em Palmas, o novo prédio do Ruraltins simboliza a valorização dos profissionais que atuam no desenvolvimento rural. A sede oferece conforto e estrutura adequados para atender às demandas da agricultura familiar e do agronegócio, beneficiando tanto os servidores institucionais quanto os técnicos de campo, em todas as regiões do estado.
O supervisor da Unidade Local de Execução de Serviços (Ules) do Ruraltins em Aliança do Tocantins, no sul do estado, Ribanez de Sousa Rocha, atua há três décadas na promoção da agricultura familiar, com ênfase no extrativismo rural. Para ele, a entrega da nova sede é a realização de um sonho antigo. “Não há nada melhor do que conquistar um lugar que é nosso. Se eu me aposentar amanhã, me aposentarei com o coração leve, honrado e realizado, sabendo que deixamos para os colegas um espaço digno, como sempre merecemos”, celebrou emocionado.
À frente da presidência da Associação Lago Verde, de assentados produtores rurais de Santa Rita do Tocantins, Gilson Buarque compartilhou a mesma alegria. Ele afirmou que a nova estrutura dará mais suporte ao homem e à mulher do campo que têm no Ruraltins uma referência em assistência técnica e extensão rural. “Antes, tínhamos certa dificuldade, pois, para muitos, era difícil vir até a capital. Agora, com essa nova estrutura, teremos mais conforto e segurança”, completou.
Sobre o Ruraltins
Criado pela Lei nº 20/89, de 21 de abril de 1989, o Ruraltins é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro). Com atuação nos 139 municípios tocantinenses, o Instituto exerce papel fundamental na assistência técnica e extensão rural. Apoia a produção agrícola em todo o estado, com foco na agricultura familiar, em assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas, indígenas e demais povos tradicionais.
Presenças
A cerimônia de inauguração contou com a presença da senadora Dorinha Seabra; do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; deputados federais e estaduais; empresários do setor agro; representantes de associações rurais e demais autoridades.