Política

Ygor Cortez destaca importância da Guarda Municipal para a segurança em Araguaína

Parlamentar deu boas-vindas aos integrantes da 1ª turma da Guarda Municipal

Vereador Ygor Cortez dá boas-vindas aos integrantes da Guarda Municipal de Araguaína.
Foto: Reprodução/Câmara

O vereador Ygor Cortez (PV) deu boas-vindas aos futuros integrantes da Guarda Municipal, presentes na sessão realizada nesta segunda-feira, 24. O Projeto de Lei que institui a Guarda foi aprovado pela Câmara de Araguaína e vai para sanção do prefeito Wagner Rodrigues (SD).

A Guarda Municipal será composta por 40 integrantes, aprovados em Concurso Público. Ygor aproveitou a presença deles na sessão da última segunda-feira para dar as boas-vindas e falar da importância para a cidade do reforço que eles darão na segurança.

Vou falar como cidadão araguainense que tanto sonhei com essa Guarda Municipal.  (...) A responsabilidade de vocês é trazer mais segurança. E nós como cidadãos temos o dever e obrigação de ajudar e auxiliar. E ser sempre compreensivos com vocês.

O meu desejo como parlamentar é que vocês possam ter muito êxito. (....) A cidade de Araguaína recebe vocês, como Guarda Municipal, de braços abertos. Afirmou Ygor Cortez, pouco antes da votação do PL, destacando que a Guarda terá o respeito da Casa de Leis e da sociedade araguainense.

O PL foi encaminhado à Câmara pelo prefeito Wagner Rodrigues e cria o estatuto da Guarda Municipal.  A previsão, segundo o prefeito, é de a Guarda iniciar os trabalhos no final de junho deste ano. A sede do órgão será no antigo Tiro de Guerra de Araguaína, que foi revitalizado e reformado.

 Guarda Municipal

O integrantes utilizarão pistolas  calibre.40 e o comando da Guarda será subordinado à ASTT-Agência de Segurança, Transporte e Trânsito.  O presidente da ASTT, José Rerisson Macedo, explicou que que a  Guarda terá viaturas caracterizadas igualmente as utilizadas pelas forças de segurança, com cubículo, rádio  de comunicação, giroflex, e demais equipamentos necessários ao exercício da função.  

“Desempenharão suas atribuições fardados, com uso de coletes balísticos, algemas, armas curtas e longas, munições letal e não letal, rádios de comunicação e demais equipamentos.”

Frisou ainda que com  a aprovação do estatuto que se deu, toda documentação será agora encaminhada ao Exército Brasileiro e a Polícia Federal, órgãos de controle externo da guarda municipal, para formalização da aquisição dos bens que serão utilizados pela GM.

Foco da Guarda Municipal

Rérisson ainda salientaou que a Guarda Municipal terá como foco principal a segurança patrimonial dos nossos bens e logradouros públicos, trazendo segurança aos usuários.

A exemplo: Rodoviária, Aeroporto, Feirinha, Mercado Municipal, Escolas, Unidades de Saúde, Parques e Via Lago, dentre outros. Também participará de ações integradas com as demais forças de segurança quando solicitado apoio e agirá prontamente em situações de flagrante delito, trazendo segurança ao cidadão araguainense. Feiras livres, eventos de modo geral, traslado de autoridades em visita oficial ao Município, etc.