Os educadores da Escola Estadual Vila Nova, em Araguaína, apostam na produção de textos para melhorar o ensino e a aprendizagem. Um desses projetos é a edição de um livro de poesias escritas pelos alunos. Neste início de ano, eles lançaram a 8ª edição do livro Poetas na Escola, uma coletânea com mais de 100 criações. A iniciativa é uma das ações do programa Vamos Ler, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Para selecionar os trabalhos que estarão no livro, a equipe da escola promove todos os anos um concurso de poesias e os melhores trabalhos fazem parte do livro. A seleção é feita por um corpo de jurados composto por assessores de currículo da Diretoria Regional de Educação de Araguaína, escritores da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) e professores convidados.

O diretor da escola, Carlos Ribeiro Lopes, explicou que a leitura e a produção de textos são um dos focos de todos os educadores. "Sempre estamos criando situações para promover a leitura e a escrita e essa prática de letramento faz com que os alunos expressem sua concepção de vida, de sociedade e de mundo, possibilitando o exercício da cidadania", frisou.

O estudante Walikes Vinícius, do 8º ano do ensino fundamental, escreveu a poesia Criança. Ele disse que essa prática é um incentivo para o aluno se interessar mais pela escola. "Ter o nosso texto no livro, faz com que nos envolvamos mais com a escola e também aprendamos mais". A Escola Estadual Vila Nova conta atualmente com 476 alunos, e oferta o ensino fundamental de 6º ao 9º ano, e a Educação de Jovens e Adultos (ensino médio), contando com uma Sala de Recursos.

Cartas

No estudo dos vários gêneros literários, os alunos também escreveram cartas para algumas empresas multinacionais, uma delas respondeu e enviou à escola um kit de cosméticos para estudantes e professores. De acordo com o diretor Carlos, essas ações atuam na redução da evasão escolar.