Funcionários reclamam do atraso de salário.

Funcionários do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar ? IBGH, organização social que gere a UPA do setor Araguaína Sul, Hospital Municipal e o Ambulatório Municipal de Especialidades de Araguaína denunciam falta de pagamento do 13º salário. Ao AN, colaboradores da UPA falaram também da sobrecarga de serviços.

Os funcionários terceirizados estão inseguros quanto ao pagamento do benefício que têm direito e reclamaram que não recebem qualquer posicionamento da diretoria.

No último dia 11, a reportagem do AN publicou matéria tratando do problema. Em nota, o IBGH afirmou que o pagamento tanto do mês de dezembro quanto o 13º salário seriam quitados até o dia 14 dezembro. No entanto, o prazo passou e o problema permanece.

Um funcionário, que preferiu não se identificar, disse estar até o momento sem receber o benefício. --Nossos diretores todos viajaram, deixaram todos nós sem amparo, não dão satisfação de nada. Não sabemos que dia vai ser pago, se pelo menos vai ser pago e como vai ser pago. Até esta exata data (21/12) não recebemos nada do décimo, nenhuma parcela e nenhuma satisfação.

O funcionário denunciou ainda sobrecarga de serviços com a redução do quadro de funcionários. --Estamos sobrecarregados de serviço, quadro de funcionário reduzido, empresa passando por processo de mudança de sistema, aqui está um inferno. Superiores só cobram e humilham a gente e na hora de dar pelo menos uma satisfação sobre o nosso dinheiro, eles somem! Reclamou.

---Ontem (20/12), segundo a CLT, seria o último dia para pagamento. Mas nada e sem posição nenhuma. O desrespeito contra os funcionários continua. Disse outra funcionária.

Andressa Silva, do setor jurídico do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET) em Araguaína, também confirmou que os enfermeiros e demais funcionários continuam sem receber o 13º salário.

Respostas

A reportagem entrou em contato novamente com o IBGH e aguarda posicionamento.  Já a Prefeitura de Araguaína informou que não há atraso de pagamento do 13º salário aos servidores do município. "Para os efetivos foi efetuado o pagamento na última quarta-feira, 20; os contratados receberão nesta sexta-feira, 22."

No que se refere aos os repasses ao Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), a Prefeitura esclareceu "que não há qualquer valor em atraso por parte do Município, que somente neste mês de dezembro já efetuou o repasse de R$ 2.3 milhões."

A Prefeitura informou ainda "que a regularidade dos repasses depende de outros repasses, sendo que os do Governo do Estado com o Município estão novamente em atraso desde o mês de maio, com um saldo devedor somente na área da Saúde de mais de R$ 1,7 milhão."

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/35637/funcionarios-da-upa-e-do-hospital-municipal-reclamam-que-estao-sem-salario-e-decimo-terceiro/