
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, firmou nesta terça-feira, 17, contrato com empresa para a execução de Projeto de Trabalho Social Habitacional com as 272 famílias que serão beneficiadas com os apartamentos na quadra Arso 92 do Programa Pró-Moradia, em Palmas.
Com prazo de vigência de 15 (quinze) meses, contados a partir da assinatura, o contrato dispõe sobre um conjunto de ações socioeducativas realizadas com famílias beneficiárias pelo programa habitacional, antes, durante e após a entrega das moradias.
Segundo a diretora de Programas e Projetos Sociais e Habitacionais da Secihd, Cassilda Figueira, o PTS contempla os eixos de Mobilização e Organização Comunitária, Educação Sanitária e Ambiental, além de Geração de Trabalho e Renda.
“O trabalho inclui reuniões com os beneficiários, cursos, capacitações e palestras sobre convivência comunitária, segurança, gestão condominial, relações interpessoais, além de avaliação pós-ocupação e relatório final. O objetivo é garantir a integração das famílias ao novo território, orientar sobre o uso adequado das unidades e dos espaços coletivos, estimular a participação comunitária e fortalecer a cidadania”, destacou.
Ainda conforme a diretora, o Trabalho Social na habitação vai além da entrega da moradia.
“Ele promove a integração das famílias, estimula a geração de trabalho e renda, fortalece a comunidade e assegura o direito à moradia digna e sustentável. ”
O secretário interino da Secihd, Wilson Souza, reforçou a importância da iniciativa.
“Hoje demos mais um passo importante para garantir que as famílias da Arso 92 tenham não apenas um lar, mas também todo o acompanhamento necessário. Com a consultoria especializada, vamos oferecer condições para que essa nova etapa da vida seja marcada por dignidade e inclusão”, afirmou.
A assinatura do contrato contou com a presença da representante legal da empresa, Daiane da Silva Pacheco Nery, além dos superintendentes de Habitação, Thiago Simas; de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Bruno Mendes Queiroz; e de Planejamento, Ivaci Rodrigues, bem como da equipe técnica de assistência social da secretaria.