Em entrevista concedida à Rádio Nova FM de Gurupi, ao radialista José Manuel Vilhena, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, fez uma avaliação abrangente do período em que esteve à frente do Governo do Estado, durante o afastamento judicial do governador titular. Com serenidade e firmeza, Laurez destacou que sua condução do Executivo foi pautada pelo respeito à Constituição, responsabilidade administrativa e compromisso com o interesse público.
Laurez avaliou positivamente seu período de gestão, ressaltando uma rotina intensa de trabalho e foco no planejamento estratégico do Estado.
“O Tocantins teve um governador que trabalhou de segunda a segunda. Houve dias em que fiquei até duas horas da manhã discutindo cada pasta, planejando o futuro do Estado e enfrentando, de forma responsável, problemas históricos”, disse.
Responsabilidade fiscal e cuidado com o dinheiro público
Entre as principais marcas da gestão interina, Laurez ressaltou o compromisso com a responsabilidade fiscal e a racionalização dos gastos públicos. Segundo ele, foram adotadas medidas para reduzir despesas e tornar a máquina pública mais eficiente.
“Cortei o aluguel de um avião a jato que custava quase R$ 20 milhões por ano. Cortei outras despesas que não eram compatíveis com a realidade do Estado”, afirmou.
Além disso, destacou a redução na frota de veículos oficiais e a diminuição do custeio da máquina pública, que caiu de 32% para 27%. Para Laurez, essas decisões permitiram reorganizar prioridades e proteger os recursos da população.
Outra medida estratégica foi a suspensão da venda de 23% das ações do Estado na Energisa, decisão que, segundo ele, preservou um ativo altamente lucrativo e estratégico.
“É uma empresa super lucrativa. Entendemos que não era correto abrir mão desse patrimônio naquele momento. Foi uma decisão pensando no médio e longo prazo do Tocantins”, explicou.
Educação: valorização dos servidores e foco na infraestrutura
Na área da educação, Laurez destacou avanços importantes voltados à valorização dos profissionais e à organização da rede estadual. Entre as ações, citou a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação e a prorrogação do concurso público, garantindo segurança jurídica e fortalecimento da carreira dos servidores.
“A melhoria da educação passa por investimentos efetivos nas escolas, em escolas de tempo integral, valorização dos servidores, qualificação profissional e políticas voltadas à preparação dos jovens para o mercado de trabalho”, afirmou.
Saúde: diagnóstico, planejamento e busca por soluções
Ao falar sobre a saúde pública, Laurez destacou que visitou unidades de saúde, como o Hospital Geral de Palmas, realizou a compra dos aparelhos de ar-condicionado para serem instalados na unidade, bem como nas demais de todo o Estado.
“Nós encontramos um cenário complexo, com demandas acumuladas e dificuldades operacionais. Mas renegociamos dívidas e prazos para que pudéssemos manter os atendimentos à população”, relatou.
Segundo ele, apesar do curto período à frente do Governo, foi possível realizar um diagnóstico detalhado da situação, deixar encaminhamentos e buscar apoio junto ao Governo Federal.
“Não houve tempo para reorganizar tudo, mas deixamos um planejamento estruturado e fomos a Brasília em busca de recursos para enfrentar essa realidade”, explicou.
Obras, planejamento e visão de futuro
Durante sua gestão, Laurez afirmou que determinou a retomada de obras que estavam paralisadas e exigiu rigor técnico na condução de novos projetos. Citou como exemplo a escola de Luzimangues. No caso do Hospital Geral de Gurupi, destacou que a obra não possuía projeto executivo, situação que exigiu correções antes de qualquer avanço.
Laurez também destacou o compromisso de sua gestão com a infraestrutura de rodovias e a necessidade de ligar o Tocantins ao Nordeste brasileiro, alcançando um grande mercado consumidor.
“Nós avançamos em obras estratégicas que fortalecem a integração regional, a segurança e o desenvolvimento econômico do Tocantins. Fazer obras importantes para o Turismo, como o aeroporto de São Félix, que nós demos um novo ritmo e avançamos; as rodovias que ligam a região do Jalapão com o Nordeste brasileiro; a travessia da Ilha do Bananal; o centro de eventos dentro da ilha, que já deixei em fase de elaboração de projeto, que vai possibilitar essa travessia, o fortalecimento do turismo e vai viabilizar riquezas pros nossos indígenas”, destacou Laurez.
Potencial do Tocantins e compromisso com o futuro
Ao avaliar o Tocantins, Laurez reconheceu o grande potencial econômico do Estado, impulsionado pelo agronegócio e pela força de sua população. Para ele, o desafio está em alinhar esse crescimento a uma gestão pública eficiente e planejada.
“O Tocantins tem tudo para dar certo. O que precisamos é de organização, planejamento e responsabilidade na condução do Estado”, afirmou.
Ao final, Laurez deixou uma mensagem aos tocantinenses, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do Estado. “Quero que o povo tenha certeza de que existe alguém profundamente preocupado com o futuro do Tocantins, que dorme tarde e acorda cedo para cuidar de cada centavo do dinheiro público”, concluiu.

