Política

Presidente da ATM se reúne com Dorinha e ministro da Pesca em busca de parcerias para os municípios

O encontro teve como foco o fortalecimento das ações federais que impactam diretamente as gestões municipais

Presidente Big Jow, ministro André de Paula e senadora Dorinha
Foto: IMPRENSA ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Big Jow, se reuniu nesta sexta-feira (05) com o Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, e com a senadora Professora Dorinha, em Palmas, para tratar de pautas prioritárias dos Municípios tocantinenses relacionadas às políticas do Ministério.

O encontro teve como foco o fortalecimento das ações federais que impactam diretamente as gestões municipais, especialmente em áreas como pesca e aquicultura, com o objetivo de fomentar a economia local e favorecer as famílias que atuam nesse segmento.

O presidente da ATM destacou que a parceria do MPA com os Municípios é estratégica e fortalece a economia dos Municípios e do Brasil.

 “Quero destacar a importância estratégica da relação entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e os municípios tocantinenses. O Tocantins possui um dos maiores potenciais aquícolas do país, e essa parceria com o MPA é fundamental para transformar esse potencial em desenvolvimento real. Quando o Ministério apoia os municípios com políticas de fomento, regularização, assistência técnica e investimentos, ele fortalece diretamente os pescadores, os produtores, as cooperativas e toda a cadeia produtiva”.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) atua para fortalecer o setor pesqueiro e aquícola brasileiro por meio de ações como a promoção do desenvolvimento sustentável da pesca artesanal e industrial, o ordenamento e monitoramento das atividades pesqueiras, o fomento à aquicultura com apoio técnico e creditício aos produtores, a ampliação da infraestrutura para produção e beneficiamento, além da implementação de políticas de regularização, rastreabilidade e combate à pesca ilegal. O MPA também trabalha na modernização de cadastros, na qualificação profissional e na articulação com estados e municípios para ampliar a produção, garantir segurança alimentar e gerar mais renda às comunidades pesqueiras.