Política

Primeira-dama Karynne Sotero celebra lançamento do Cartão AlimenTO em Palmas

O projeto promove a atuação conjunta de diversas secretarias estaduais, com foco em segurança alimentar, assistência social, saúde, educação e geração de emprego e renda.

Primeira-dama Karynne Sotero, que celebrou a consolidação de um projeto pensado para cuidar de quem mais precisa.
Foto: Loise Maria
O Governo do Tocantins lançou, na manhã desta sexta-feira, 19, em Palmas, o Cartão AlimenTO, uma nova política pública voltada ao enfrentamento da insegurança alimentar no Estado. A iniciativa, apresentada pelo governador Wanderlei Barbosa, representa um avanço significativo nas ações sociais integradas pela Rede Cuidar, coordenada pela primeira-dama Karynne Sotero, que celebrou a consolidação de um projeto pensado para cuidar de quem mais precisa.
 
Idealizada a partir de uma escuta sensível das realidades vividas por famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente mulheres chefes de família e crianças na primeira infância, a Rede Cuidar foi implantada em fevereiro deste ano com o propósito de integrar e fortalecer políticas públicas já existentes. O projeto promove a atuação conjunta de diversas secretarias estaduais, com foco em segurança alimentar, assistência social, saúde, educação e geração de emprego e renda.
 
Nesse contexto, o Cartão AlimenTO surge como uma resposta concreta e humanizada às necessidades dessas famílias. Executado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o programa garante a transferência direta de renda para a compra de alimentos, assegurando dignidade aos beneficiários e, ao mesmo tempo, fortalecendo a economia local.
 
Para a primeira-dama Karynne Sotero, cada cartão entregue representa muito mais do que um auxílio financeiro. “É a garantia de comida na mesa, o alívio para mães e pais e o cuidado com o futuro das nossas crianças. A Rede Cuidar nasce para enxergar as pessoas, compreender suas dificuldades e agir de forma responsável e integrada”, destacou.
 
Nesta fase inicial, 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas com o valor mensal de R$ 250, com prioridade para lares chefiados por mulheres e com crianças de 0 a 6 anos. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Tocantins com a proteção social e o combate às desigualdades.
 
Com o lançamento do Cartão AlimenTO, o Governo do Tocantins reforça que governar também é acolher, e que o mais importante é cuidar do nosso povo.