Política

SINDEPOL diz que estranhou a exoneração do delegado Bruno Azevedo do comando da SSP-TO

Sindicato destacou que a gestão de Azevedo foi marcada pelo "comprometimento com a melhoria da Segurança Pública"

Delegado Bruno Azevedo
Foto: Divulgação

Em nota divulgada à imprensa nesta terça-feira (2/12), o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sindepol/TO) afirmou ter recebido “com surpresa” a exoneração do delegado Bruno Souza Azevedo do cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. A medida foi publicada na edição nº 6.950, do Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira (1º).

Bruno Azevedo havia assumido a secretaria em janeiro de 2025. Ele deixou o cargo inicialmente durante a exoneração geral do primeiro escalão provocada pelo afastamento do então governador Wanderley Barbosa, mas foi reconduzido pelo vice-governador Laurez Moreira. Agora, uma nova exoneração surpreendeu a categoria.

Na nota, o Sindepol destacou que a gestão de Azevedo foi marcada pelo “comprometimento com a melhoria da Segurança Pública”, pelo diálogo com as forças policiais e pela relação respeitosa com todas as categorias da Polícia Civil.

O sindicato citou ainda estudos recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que colocaram o Tocantins entre os dez estados mais seguros do país, com redução significativa na taxa de homicídios. Outro levantamento, também mencionado, apontou Palmas como a 8ª capital mais segura do Brasil — resultados atribuídos a investimentos em inteligência policial, tecnologia, valorização profissional e integração das forças de segurança.

A entidade lembrou ainda que Bruno Azevedo vinha sendo um dos principais articuladores na defesa das categorias afetadas pelo que classificou como “o pior teto remuneratório do país”, reivindicação que, segundo o sindicato, aguarda solução há 14 anos.

Ao final, o Sindepol reafirmou apoio ao agora ex-secretário, ressaltando seu “espírito público e republicano”, além do profissionalismo e dedicação no comando da Segurança Pública do Tocantins.