Política

Autor do pedido de impeachment contra prefeito de Colinas registra boletim de ocorrência por ameaças

Jornalista Ricardo Fernandes afirma ter recebido ameaças nas redes sociais após protocolar denúncia que levou à abertura do processo de impeachment do prefeito Kasarin. Ele pede proteção às autoridades e entidades de imprensa.

Ricardo Fernandes, diretor do site Diário Tocantinense, registrou BO por ameaças de linchamento após denúncia contra prefeito.
Foto: Reprodução/Facebook

O jornalista e empresário Ricardo Fernandes, diretor do site Diário Tocantinense e autor do pedido de impeachment contra o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin (UB), conhecido como Kasarin, registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando ter recebido ameaças de linchamento e até de atentados com armas de fogo.

As mensagens, segundo ele, começaram a circular nas redes sociais após a Câmara Municipal aprovar, por 10 votos a 3, a abertura do processo de impeachment contra o gestor, na segunda-feira (27).

Em nota pública divulgada nesta terça-feira (28), Ricardo Fernandes afirmou que as ameaças colocam em risco a integridade dele, de sua família e de seus colaboradores.

“Nos últimos dias, surgiram ameaças de linchamento e até de atentados com armas de fogo contra a minha pessoa. Diante da gravidade dos fatos, nosso setor jurídico já compareceu às autoridades policiais e registrou o devido Boletim de Ocorrência”, declarou o jornalista.

Ele pediu o apoio de entidades e associações para garantir sua segurança e a de sua equipe. (Veja a íntegra da nota abaixo)

Nota Pública – Pedido de Apoio e Proteção

Em razão de fatos recentes que têm colocado em risco a integridade da minha vida, da minha família e de meus colaboradores, venho, por meio desta, solicitar o apoio e a atenção das entidades e associações competentes, bem como das autoridades públicas, para que sejam adotadas as medidas necessárias à garantia da nossa segurança e proteção.

Nos últimos dias, surgiram ameaças de linchamento e até de atentados com armas de fogo contra a minha pessoa. Diante da gravidade dos fatos, nosso setor jurídico já compareceu às autoridades policiais e registrou o devido Boletim de Ocorrência (B.O.), solicitando as medidas legais cabíveis para a apuração e prevenção de qualquer ato de violência.

Reitero meu compromisso com a verdade, a transparência e o exercício ético da comunicação, valores que norteiam o trabalho desenvolvido ao longo dos anos à frente do Diário Tocantinense. Contudo, os acontecimentos recentes exigem que as instituições estejam vigilantes, a fim de evitar que qualquer ato de intimidação ou ameaça comprometa nossa atuação profissional e a segurança de todos os envolvidos.

Agradeço desde já às entidades representativas de classe, associações de imprensa, órgãos de direitos humanos e autoridades de segurança pública que possam se mobilizar diante desta situação.

Com fé, coragem e serenidade, seguimos firmes, confiando na justiça e na proteção de Deus.

Ricardo Fernandes
Diretor e Jornalista Responsável – Diário Tocantinense

Entenda

Ricardo Fernandes é um dos autores da denúncia que motivou o pedido de impeachment do prefeito Kasarin, aprovada na Câmara de Colinas. O documento também foi assinado por Victor Augusto, ex-servidor do Legislativo municipal.

A principal denúncia acusa o prefeito de ter recebido R$ 144 mil de forma irregular, referentes a 13º salário e férias retroativas.  A denúncia também argumenta que a rescisão de mandato político não se submete às regras da CLT, tornando o pagamento "juridicamente impossível".

O prefeito, por sua vez, nega irregularidades, afirma que os valores foram legais e publicados no Portal da Transparência, e que restituiu os recursos por iniciativa própria até que o caso seja esclarecido judicialmente.