O jornalista e empresário Ricardo Fernandes, diretor do site Diário Tocantinense e autor do pedido de impeachment contra o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin (UB), conhecido como Kasarin, registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando ter recebido ameaças de linchamento e até de atentados com armas de fogo.
As mensagens, segundo ele, começaram a circular nas redes sociais após a Câmara Municipal aprovar, por 10 votos a 3, a abertura do processo de impeachment contra o gestor, na segunda-feira (27).
Em nota pública divulgada nesta terça-feira (28), Ricardo Fernandes afirmou que as ameaças colocam em risco a integridade dele, de sua família e de seus colaboradores.
“Nos últimos dias, surgiram ameaças de linchamento e até de atentados com armas de fogo contra a minha pessoa. Diante da gravidade dos fatos, nosso setor jurídico já compareceu às autoridades policiais e registrou o devido Boletim de Ocorrência”, declarou o jornalista.
Ele pediu o apoio de entidades e associações para garantir sua segurança e a de sua equipe. (Veja a íntegra da nota abaixo)
Nota Pública – Pedido de Apoio e Proteção
Em razão de fatos recentes que têm colocado em risco a integridade da minha vida, da minha família e de meus colaboradores, venho, por meio desta, solicitar o apoio e a atenção das entidades e associações competentes, bem como das autoridades públicas, para que sejam adotadas as medidas necessárias à garantia da nossa segurança e proteção.
Nos últimos dias, surgiram ameaças de linchamento e até de atentados com armas de fogo contra a minha pessoa. Diante da gravidade dos fatos, nosso setor jurídico já compareceu às autoridades policiais e registrou o devido Boletim de Ocorrência (B.O.), solicitando as medidas legais cabíveis para a apuração e prevenção de qualquer ato de violência.
Reitero meu compromisso com a verdade, a transparência e o exercício ético da comunicação, valores que norteiam o trabalho desenvolvido ao longo dos anos à frente do Diário Tocantinense. Contudo, os acontecimentos recentes exigem que as instituições estejam vigilantes, a fim de evitar que qualquer ato de intimidação ou ameaça comprometa nossa atuação profissional e a segurança de todos os envolvidos.
Agradeço desde já às entidades representativas de classe, associações de imprensa, órgãos de direitos humanos e autoridades de segurança pública que possam se mobilizar diante desta situação.
Com fé, coragem e serenidade, seguimos firmes, confiando na justiça e na proteção de Deus.
Ricardo Fernandes
Diretor e Jornalista Responsável – Diário Tocantinense
Entenda
Ricardo Fernandes é um dos autores da denúncia que motivou o pedido de impeachment do prefeito Kasarin, aprovada na Câmara de Colinas. O documento também foi assinado por Victor Augusto, ex-servidor do Legislativo municipal.
A principal denúncia acusa o prefeito de ter recebido R$ 144 mil de forma irregular, referentes a 13º salário e férias retroativas. A denúncia também argumenta que a rescisão de mandato político não se submete às regras da CLT, tornando o pagamento "juridicamente impossível".
O prefeito, por sua vez, nega irregularidades, afirma que os valores foram legais e publicados no Portal da Transparência, e que restituiu os recursos por iniciativa própria até que o caso seja esclarecido judicialmente.



