Política

Sindepol manifesta apoio incondicional à recondução do delegado Bruno ao comando da SPP-TO

Recondução ocorre apenas quatro dias após exoneração, em meio às mudanças no comando do estado, e recebe apoio do sindicato dos delegados.

Delegado Bruno Sousa Azevedo
Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Exonerado por Laurez Moreira em 2 de dezembro, o delegado Bruno de Sousa Azevedo foi reconduzido ao comando da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) com o retorno de Wanderlei Barbosa ao Governo do Tocantins. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado, 6, apenas quatro dias após a exoneração.

O fato ilustra a reviravolta na política e nas instituições do Tocantins diante do vai e vem de governadores no comando do Estado. O retorno de Bruno ao cargo foi comemorado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sindepol).

Em nota, o Sindepol manifestou seu "irrestrito e incondicional apoio" à recondução do delegado de polícia de carreira Bruno Sousa Azevedo ao cargo de secretário de Estado da Segurança Pública. A entidade lembrou que, em janeiro de 2025, o delegado foi convidado pelo governador Wanderlei Barbosa a assumir a pasta.

"Tendo, naquela ocasião, aceitado a honrosa missão e desde então vinha gerindo a Pasta com grande responsabilidade, espírito público e republicano, estabelecendo diálogo constante com as Forças de Segurança (Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros Militares), bem como mantendo relacionamento respeitoso com todas as categorias da Polícia Civil, chegando, inclusive, a elaborar e encaminhar os projetos de lei das carreiras da referida força de segurança a fim de que sejam apreciados pelo Poder Executivo", ressaltou a nota.

O sindicato citou como razões do apoio "uma atuação de caráter eminentemente técnico e pelo eficiente combate à criminalidade", que posicionaram o Tocantins "entre os 10 (dez) estados mais seguros do País" e como "destaque no cenário nacional no desempenho da redução de taxa de homicídios", segundo estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Sindepol considerou "estranha" a exoneração de Bruno, publicada em 2 de dezembro, na gestão interina de Laurez Moreira, e comemorou sua recondução ao comando da segurança, ato realizado após o retorno de Wanderlei Barbosa ao governo.

A nota afirma que Bruno reassume a SSP-TO "para dar seguimento aos importantes projetos em andamento na área da segurança pública do nosso Estado, dentre eles o almejado e necessário concurso público para os quadros da Polícia Civil".

“Diante do breve exposto, o SINDEPOL destaca que a decisão do Governador (...) trará estabilidade para a Pasta, uma vez que o gestor tem apoio incondicional de seus pares, e permitirá dar continuidade às acertadas e eficientes ações de sua gestão”, finaliza a nota.